Projeto De Intervenção
Exames: Projeto De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: arleidegalvao • 4/11/2014 • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 373 Visualizações
SUMÁRIO
- Projeto de Intervenção.
1. Apresentação.........................................................................................................4
2. Justificativa............................................................................................................5
3. Objetivos................................................................................................................6
3.1- Geral...............................................................................................................6
3.2- Específicos.....................................................................................................6
4. Público Alvo..........................................................................................................6
5. Metas a Atingir......................................................................................................6
6. Procedimentos metodológicos...............................................................................7
7. Recursos Humanos................................................................................................7
8. Monitoramento e avaliação...................................................................................7
9. Cronograma...........................................................................................................8
10. Referências Bibliográficas.....................................................................................9
1. Apresentação.
A proposta do projeto de intervenção é o “Grupo de Acolhimento e Humanização de Acompanhantes”, que poderá ser executada no núcleo hospitalar e tem como principal objetivo, trabalhar a importância do papel do acompanhante no processo de tratamento do paciente.
2. Justificativa.
Definição de Humanização:
HUMANIZAÇÃO: S.f. Ato ou efeito de humanizar (se).
HUMANIZAR: V.t.d.1. Tornar humano; dar condição humana a; humanar. 2. Tornar benévolo, afável, tratável; 3. Fazer adquirir hábitos sociais polidos; civilizar.
HUMANO: (Do latim humanu) Adj. 1. Perticente ou relativo ao homem; 2. Bondoso, humanitário.
Segundo o programa Nacional da Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), o humano é o que o que difere o ser humano da natureza e dos animais; é que seu corpo biológico é capturado desde o primeiro contato materno até o social. E são essas imagens e linguagens que vão caracterizando o desenvolvimento biológico, que resulta em um ser humano com modo de ser singular.
Em 2002, o ministério da saúde, na gestão do ministro José Serra apresentou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, contando com o apoio das secretarias estaduais e municipais de todo país. Com o objetivo de buscar estratégias que possibilitem a melhoria do contato humano entre o profissional de saúde e o usuário, visando um melhor funcionamento do Sistema Nacional de Saúde (SUS).
A Política Nacional de Humanização (PNH) (Brasil, 2004), por sua vez, não demarca um conceito. Habilmente afirma apenas um “entendimento” do seu coletivo de formuladores:
Assim, entendemos Humanização como: valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos; aumento do grau de corresponsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; identificação das necessidades de saúde; mudança nos modelos de atenção e gestão dos processos de trabalho tendo como foco as necessidades dos cidadãos e a produção de saúde; compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e de atendimento. (Brasil, 2004)
Com base nesses preceitos “humanizar” na saúde também pode ser entendido como garantia da palavra e à sua dignidade ética, ou seja, comunicação e humanização caminham juntas, pois dependem da capacidade de escuta, fala e do dialogo com os semelhantes.
A proposta do programa institucional para os Hospitais tem como uma das premissas principais, efetivarem os direitos dos pacientes, pois de acordo com o novo código de ética médica: “Toda pessoa tem o direito a um atendimento médico condigno...”.
A principal proposta do projeto é atuar junto aos acompanhantes, demonstrando a relevância da sua participação no processo saúde, doença e tratamento do paciente. É trabalhada a discussão da realidade hospitalar e a importância do acompanhamento. Acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA, 1975).
O Serviço Social atua como o principal articulador na relação família, equipe e instituição, tendo como um dos objetivos principais, informar e socializar as regras institucionais, assim como, contribuir para a garantia dos direitos e deveres dos acompanhantes. O Assistente Social busca, contribuir diretamente para a humanização hospitalar.
“A Humanização do atendimento inclui desde a internação, a orientação médica e a assistência global que o paciente recebe, incluindo também o atendimento prestado à sua família”. (CAMPOS, 1995)
O serviço Social tem como meta prioritária, prestar um serviço de qualidade e humanizado reconhecendo o usuário como cidadão de direitos à saúde pública. Nessa perspectiva, entende que o aspecto emocional deste é determinante na evolução do tratamento, na medida em que fica fragilizado por conta da situação de doença, agravada por inúmeros problemas sociais; portanto, o usuário necessita ser acolhido, ouvido, ter espaço para expressar suas angústias e esclarecer dúvidas, além de oferecer ao mesmo, novas perspectiva no tratamento médico.
3. Objetivos.
3.1
...