Projeto De Intervenção
Monografias: Projeto De Intervenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JUCARASANTOS • 14/11/2014 • 861 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
JUÇARA SANTOS
PROJETO SOBRE PREVENÇÃO USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS INTERNAÇÃO PROVISÓRIA
Feira de Santana
2104
EDUCADORES DE MEDIDAS
Colaboradores:
Antonio Jorge (Gerente)
Hilda França (Coordenadora de Saúde Integral)
Edite Ribeiro (Coordenadora Pedagógica)
Pâmella Rocha (Pedagoga)
Valnei Valadão (Coordenador de Orientador)
Feira de Santana
2104
INTRODUÇÃO
O contexto atual apresenta altos níveis de envolvimento de adolescentes e jovens com uso de álcool e outras drogas, gerando grandes problemas referentes à violência e morte de Jovens. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre problemas relacionados à estrutura familiar constata-se que 14% dos jovens infratores possuem pelo menos um filho, apesar da pouca idade, e apenas 38% deles foram criados pela mãe e o pai. Além disso, 7 em cada 10 adolescentes ouvidos pelo Justiça ao Jovem se declararam usuários de drogas, sendo este percentual mais expressivo na Região Centro-Oeste (80,3%). A maconha aparece como o entorpecente mais consumido, seguida da cocaína e do crack. A maior parte dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação (73% dos 14.613 processos analisados) teve seus casos julgados pela Justiça com sentença definitiva, contra a qual não cabe mais recurso. O Nordeste e o Norte foram às regiões onde o CNJ verificou o maior percentual de jovens internos que ainda aguardam julgamento de seus processos (33% e 27% respectivamente).
Neste sentido, verifica-se a necessidade de desenvolver ações de prevenção devem ser pautadas em princípios éticos e pluralidade cultural, orientando-se para a promoção de valores voltados à saúde física e mental, individual e coletiva, ao bem-estar, à integração socioeconômica e a valorização das relações familiares, considerando seus diferentes modelos.
Assim este projeto apresenta elementos que direcione novas possibilidades de desenvolvimento humano incentivando a novas práticas para se obter vida, acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esportes, cultura, lazer, a socialização do conhecimento sobre drogas, o fomento do protagonismo juvenil, da participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação dessas ações.
Desta forma, este projeto se ancora nos seguintes
Objetivos: Disponibilizar aos educandos e sócios educadores presentes informações atualizadas acerca do consumo de álcool e outras drogas e sua interface com a temática violência, focalizando a prevenção numa perspectiva de direitos humanos e saúde pública; Conscientizar os educandos sobre os perigos do uso álcool e outras drogas; dirigir as ações educativas preventivas de forma continuadas com foco no individuo e seu contexto sócio cultural, buscando incentivar a diminuição e o não consumo de álcool e outras drogas; Estimular a participação ativa dos educandos em ações de prevenção e promoção da saúde;
METODOLOGIA E ETAPAS DO PROJETO
Os métodos para aplicação das medidas socioeducativas são pedagógicos, sociais, psicológicos e psiquiátricos, usando sobre tudo a integração do adolescente em sua própria família e na comunidade. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Neste sentido, a proposta desta atividade é desenvolver medidas socioeducativas com a finalidade de estimular a mudança dos hábitos e costumes na vida dos educandos.
O projeto será realizado em cinco etapas, como segue no cronograma, no turno matutino no espaço de convivência da internação provisória.
ETAPAS
...