Projeto De Intervenção
Artigo: Projeto De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/2/2015 • 681 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
BIANCA ALVES DE ARAUJO
LINDALVA SANTOS LEITE
PROJETO DE INTERVENÇÃO
INTERVENÇÃO BREVE PARA OS SERVIDORES DA UFRJ USUÁRIOS DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
RIO DE JANEIRO/RJ
2014
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Face ao aumento do uso e abuso mdo álcool e outras drogas pelo servidor da UFRJ, a proposta do projeto, é realizar o levantamento quantitativo dos usuários /dependentes afim de implementar nos campi desta universidade a promoção da saúde e a prevenção da dependencia química, através de palestras e dinâmicas nos setores de trabalho além da inclusão social dos mesmos e o resgate de sua qualidade de vida.
Para tal foram realizados alguns debates com equipe multidisciplinar, afim de determinar as etapas para construção do projeto de intervenção e discutir as formas de integração e socialização do servidor ao grupo de trabalho, suas consequencias e problemáticas.
2. PÚBLICO ALVO
A população alvo do projeto são os servidores ativos da UFRJ, considerando sua heterogeneidade, neste caso o limiar da idade correspondente a partir de 18 até 70 anos em ambos os sexos. Outro aspecto é o nível de escolaridade que ocorre do Fundamental incompleto até o Superior e pós-graduação.
3. JUSTIFICATIVA DO PROJETO
A importância de elaborar um projeto de intervenção para intervir nessa mesma realidade é buscar solução para o problema do uso abusivo de álcool e outras drogas, apresentados pelo servidor, sendo também importante a perspectiva de inclusão do dependente químico em seu ambiente de trabalho; a busca da redução dos fatores de vulnerabilidade e riscos que estimulam os usuários/dependentes de álcool e outras drogas ao consumo excessivo das mesmas; a necessidade de promover a saúde do servidor e bem estar físico e mental do servidor em seu ambiente de trabalho; disponibilizando também as escolhas saudáveis e incentivos ao desenvolvimento pessoal.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Contribuir para o processo de reinserção social do servidor usuário/dependente de álcool e outras drogas ao seu ambiente de trabalho.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Apurar o número de servidores usuários/dependentes e álcool e outras drogas.
2. Elaborar questionários com a finalidade de detectar possíveis fatores desencadeantes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
3. Buscar parcerias com Instituições de apoio e tratamento de usuários/dependentes de álcool e outras drogas para encaminhamento e tratamento necessários dos servidores usuários dependentes de álcool e outras drogas.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Livro texto – CURSO DE PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS/ CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS 6ª Ed. pág. 151
6. METODOLOGIA
6.1 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
Aplicar questionários visando detectar a dependência química. Descobrir quem são os servidores usuários/dependentes na instituição. Pesquisar os CID's aplicados nos atendimentos e os fatores que os levam ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Realizar entrevistas durante a triagem dos funcionários para descobrir se o servidor é usuário/dependente de drogas. Elaborar questionários com a finalidade de detectar possíveis fatores desencadeantes do uso abusivo de álcool e drogas. Buscar parcerias com instituições de apoio e tratamento de usuários/dependentes de álcool e drogas para o encaminhamento e tratamento necessários dos servidores usuários/dependentes. Realizar reuniões com os diretores das unidades de apoio e tratamento aos dependentes químicos.
7. VIABILIDADE DO PROJETO
7.1 CRONOGRAMA
Objetivos
Específicos
Procedimentos da
intervenção- Ações Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6
Data Prevista Início: Fim:
1. Construir um questionário junto com a equipe multidisciplinar de meu local de trabalho
2.1. Aplicar questionários visando detectar a dependência química.
2.2. Através de pesquisa dos CID's aplicados nos atendimentos e das estatísticas.
2.3.Realizar entrevistas durante a triagem dos funcionários.
3.1. Realizar reuniões com os diretores das unidades de apoio e tratamento aos dependentes químicos.
1
1
2
3
...