Projeto De Intervenção
Exames: Projeto De Intervenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gbraz • 21/9/2013 • 814 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
PROJETO LUDICIDADE -PRÉ ESCOLA
Nome do Professor: Rosani Cicilia Krauspenhar
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Escola estadual de Educação Básica Tito Ferrari
Estado: Rio Grande do Sul Município: São Pedro do Sul
Nível/Ano/Turma de estágio e faixa etária dos alunos: Pré-Escola/ Nível B/ idade cinco a seis anos
Apresentação do Planejamento
(Projeto de Docência a ser desenvolvido na turma e estágio):
1-Tema: Ludicidade
2-Titulo: “Aprender Brincando”
3- Turma: Pré-escola Nível B
4- Duração: 1º trimestre
5- Justificativa:
Sendo as dinâmicas, as brincadeiras,as cantigas e os jogos são um direito e atividade física e mental da infância onde as crianças criam, fantasiam e interagem com a realidade de maneira espontânea e criativa, cabe ao educador ser mediador, desafiador e orientador proporcionar essas atividades, criar espaços, disponibilizar materiais, participando das brincadeiras e mediando da construção do conhecimento na totalidade.
Pois,
“é preciso ter coragem para ousar. É preciso coragem para enfrentar as ambigüidades que o jogo nos oferece e estimular sua utilização de acordo com os objetivos pretendidos e ainda estar preparado para intervir de acordo com a incerteza da resposta infantil”. (KISHIMOTO,1999, p.140)
Ao propiciar o envolvimento com atividades lúdicas no ambiente escolar os aproxima do ambiente familiar tornando assim menos agressiva a separação da família. Podendo experimentar formas de adaptação no período de inserção, no ambiente escolar, fazendo desta uma extensão da sua casa e começar então, a construir sua visão de mundo e de convivência em sociedade. Sendo:
“A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor". (ALMEIDA, 1987, p.195)
Ao vivenciar o lúdico a criança está desenvolvendo o lado físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, ela forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. Dessa forma, “viver o lúdico na sala de aula significa abrir espaço para o prazer, considerando a educação com a vida presente, sendo esta a melhor forma para se preparar para o futuro.” (WARSCHAU ER, 1993, P.32) Por isso, justifica-se o presente projeto.
6-Objetivo geral:
Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem infantil.
7-Objetivos específicos:
Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
Desenvolver a socialização, a criatividade, a oralidade, raciocínio;
Participar efetivamente das atividades de grupo;
Conhecer regras e normas;
Proporcionar o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.
8- Conteúdos propostos a serem trabalhados:
-Normas de convivência; ambiente escolar, na comunidade;
-vocabulário, relato de fatos vividos em seqüência lógica, relação da oralidade e visualidade com a escrita;
- cores, noção de grandeza, posição, capacidade, tempo, classificação, quantidade, textura, direção;
-reconhecimento de sua identidade e do próprio corpo, conhecimento dos animais e suas características, dos vegetais, diferenças e semelhanças do ambiente, necessidade de preservação da natureza;
-desenho - pintura, modelagem, recorte, colagem, dobradura, sucata, trabalhos de motricidade fina, dramatização.
9- Metodologia:
Observar como se organizam no grupo e individualmente e como reagem as regras;
Diálogo
...