Projeto De Intervenção Corrigido
Exames: Projeto De Intervenção Corrigido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sandrarubens • 17/10/2014 • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
O Ambiente Escolar Educando para a prática da Cidadania Ambiental.
• Área de conhecimento: Ciências naturais.
• Áreas envolvidas: ciências naturais e sociais.
• Duração: 3 semanas
• Público alvo: 1º ano do ensino fundamental
1. PROBLEMATIZAÇÃO
A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A Educação Ambiental nas Séries Iniciais, tema do projeto, voltado para produção e transmissão do conhecimento, com o objetivo de um processo constante de reflexão crítica não só na aprendizagem como também na busca de alternativas e soluções para a realidade existente.
Dessa forma, a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino variando de acordo com o grau limite de cada série em seu aprofundamento. É na infância que se inicia o processo de formação da personalidade e a escola tem um papel fundamental nesse desenvolvimento do conhecimento. Segundo Moreira, Mércia (página 123): "a criança constitui com o meio uma totalidade. Á medida que esse meio modifica, no caso quando a escola entra em cena na vida da criança, novas estimulações passam a exigir-lhe novas condutas, tirando-as do estado de equilíbrio cognitivo a que estavam acostumadas. O resultado feito das novas solicitações feitas, pelo ambiente escolar, á criança, deve ser o de levá-la a formar novos padrões de condutas cognitivas".
A educação das crianças de 0 a 6 anos remete a pensar numa concepção de educação infantil que valorize as brincadeiras, o estímulo às variadas expressões da criatividade, da curiosidade, da apropriação de significados, do respeito à diversidade étnica e cultural e à proteção das crianças, (...) torna-se necessário que a proposta pedagógica considere o conjunto de fatores que interagem na creche e na pré-escola, definindo sua atuação. (CARVALHO, 2003, p. 156).
Nessa perspectiva, a manipulação de objetos, a exploração do espaço físico e outros feitos realizados pelas crianças pequenas, nas instancias de educação infantil, se transformam em inúmeras oportunidades de descobrir, criar e recriar. (...) É extremamente importante, num trabalho com crianças pequenas, a construção de ambientes recheados de experiências que possibilitem a exploração ativa, compartilhada por crianças e adultos (CARVALHO, 2003, p. 156).
2. JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de maior conservação da limpeza no ambiente escolar, entende – se que pequenas ações anti – ambientais ocorrem na escola, muitas vezes de forma natural, sem nenhuma preocupação ao meio ambiente.
Ajudar os discentes do 1º ano do ensino fundamental a conscientizarem – se sobre hábitos de higiene ambiental e conservação da natureza, pretendendo assim contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental.
Segundo Reigota (1994), a escola é o local privilegiado para a realização da Educação Ambiental, desde que se dê oportunidade à criatividade. E assim deve ser: o aprendizado poderá ser ministrado nos parques, reservas ecológicas, meios de comunicação de massa, mas, nenhum espaço é tão perfeito quanto a escola.
3. OBJETIVO GERAL
Proporcionar o conhecimento e a conscientização de forma lúdica, aos alunos do 1º ano acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada de acordo com a idade;
Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar e de seu contexto social.
Identificar práticas cotidianas que agridem ao meio ambiente reforçando o combate as práticas existentes na escola.
5. ETAPAS PREVISTAS
Rodas de conversa coletivas
Observação do ambiente escolar
Vídeos sobre a preservação do meio ambiente
Visita extraclasse em área verde
Construção de cartazes de conscientização
Dramatização em grupo visando o cuidado com o meio ambiente
Construção de textos, frases para um desfile interno
...