Projeto De Pesquisa
Casos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soninhafm • 11/9/2014 • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 300 Visualizações
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA 4
1.1. Acadêmico (a) 4
1.2. Orientador (a) 4
2. CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 4
2.1. Tema 4
2.2. Justificativa 4
2.3. Objetivo Geral 5
2.4. Objetivos Específicos 5
2.5. Procedimentos Metodológicos de Pesquisa 6
3. ASSINATURA DO(A) ACADÊMICO(A) 7
4. ASSINATURA DO (A) ORIENTADOR (A) 7
5. PARECER DO COMITÊ DE ÉTICA – FACULDADE ITECNE – CASCAVEL 7
6. OBSERVAÇÕES 7
7. DATA Erro! Indicador não definido.
8. REFERENCIAS 8
9. INSTRUMENTO A SER UTILIZADO NA COLETA DE DADOS 9
1. IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA
1.1. Acadêmico (a)
Sonia Fatima de Miranda Wychoski
E-mail: soninha-fm@hotmail.com
1.2. Orientador (a)
Professor: Me. Izaque Pereira de Souza
E-mail: ipsouza.souza@gmail.com
2. CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
2.1. Tema
A importância da intersetorialidade com o Serviço Social no programa Minha Casa, Minha Vida no Município de Cascavel PR.
2.2. Justificativa
O interesse de escolher esse assunto foi justamente por se tratar de um assunto novo e curioso em ter a oportunidade de aprender sobre o trabalho intersetorial por profissionais de Serviço Social no setor de habitação onde vários profissionais, cada qual com seu saber produzindo o efeito desejado de cada um.
O trabalho social surge em 2004 com a nova Política de Habitação, sendo de grande importância com o propositivo e postura interdisciplinar, o qual facilitou a realização do trabalho social de cunho informativo e consciente no que diz respeito a direitos e deveres e ressaltando a importância da intersetorialidade na habitação onde o saber de cada profissional contribui para o cumprimento das políticas a eficácia e efetividade das intervenções publica.
Os órgãos gestores das políticas habitacionais se vêem na obrigação de organizar e criar infraestrutura adequada, devido à crise habitacional e falta de moradias, desenvolveu-se mecanismos de controle social. Sendo assim o profissional de Serviço Social foi inserido nos espaços de gestão, execução e monitoramento da Política Habitacional, proporcionando o direito à moradia que vêm ao encontro ao compromisso ético-politico profissional, fundamentado nos princípios de justiça social, de direito, democracia e de condição cidadã, gerando demanda aos profissionais de Serviço Social.
Cabe ao Assistente Social através da dimensão ético-política, teórico, metodológica e técnico-operativa, contribuir para a questão do crescimento urbano e habitacional de forma ordenada, tendo como premissa a independência dos sujeitos através da qualificação para a proteção dos direitos sociais, civis e humanitários.
Salientando que não depende somente do trabalho Profissional de Serviço Social promover a Intersetorialidade, no entanto é “[...] fundamental que o plano de desenvolvimento seja elaborado em conjunto com todos os setores, e não apenas pela equipe Social da Habitação, deverá fazer parte do programa de governo da Prefeitura” (VILAROSA, 2010, p.13).
Demo (1998, p. 88-89) define a interdisciplinaridade “[...] como a arte do aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade do real”. A interdisciplinaridade tem se tornado um grande desafio para os técnicos e gestores nos projetos de habitação de Interesse Social e demais políticas publicas.
2.3. Objetivo Geral
Avaliar de que maneira a Intersetorialidade contribui no trabalho desenvolvido pelo Assistente Social no programa Minha Casa, Minha Vida.
2.4. Objetivos Específicos
a) Conhecer a política de desenvolvimento urbano nas intervenções voltadas para habitação de interesse social e a política nacional de habitação.
b) Investigar as ações no processo de trabalho e projetos de habitação.
c) Identificar as atribuições dos profissionais que atuam no programa
d) Explicitar a atuação do Assistente Social, bem como o trabalho em rede desenvolvido em conjunto com os outros profissionais.
e) Demonstrar a relevância desta articulação para o atingimento da efetividade da política de habitação.
2.5. Procedimentos Metodológicos de Pesquisa
A metodologia, segundo Minayo (2010, p. 15) “ [...] para a utilização do trabalho de pesquisa leva em consideração o método e técnica utilizada de cunho próprio, [...] as concepções teóricas da abordagem, articulando-se com a teoria, com realidade empírica e com os pensamentos sobre a realidade, será utilizado à entrevista no conhecimento na instrumentalidade aplicada”.
Para Joliver (1079, p. 89), “[...] o problema da indução cientifica é apenas um caso particular do problema geral do conhecimento abstrato, pois a lei cientifica não é mais do que um fato geral, abstraído da experiência sensível”. Classifica os fatos a partir dos fatos e a verificação, uma forma de levar a serio o método indutivo, é propor com base na observação dos acontecimentos.
A abordagem deste projeto de pesquisa será a partir do materialismo histórico dialético, por ser um método que leva em conta a interpretação da realidade. Para Gil (2007, p. 32) a partir da dialética tem se o total dos fatos sociais, e não de fatos de forma fragmentados ou isolada, não levando em consideração a parte econômica, política e cultural, que prejudica muito, o desenvolvimento da sociedade principalmente porque as causas últimas de todas as
...