Projeto De Pesquisa
Ensaios: Projeto De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilenecunha • 21/3/2015 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 567 Visualizações
PÓLO PALMAS- TO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PERIODO:6ª
PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
EDILENE VALADARES CUNHA RA:358623
TEMA:Crianças Vivendo Em Situação De Risco
PROF.ª. EAD: Ma. ANA LÚCIA A. ANTONIO
TUTOR:ORLEANES ALVES
PALMAS-TO
NOVEMBRO/2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3
2- JUSTIFICATIVA...................................................................................................................4
3- PROBLEMA DA PESQUISA............................................................................................... 5
4- HIPÓTESES...........................................................................................................................6
5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..........................................................................................7
6- METODOLOGIA...................................................................................................................8
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................9
8- BIBLIOGRAFIA...................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O conhecimento científico respeita os fatos ate certo ponto e sempre retornam a eles. É o conhecimento racional, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Com a intenção de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema: Crianças vivendo em situação de risco.
Cada vez mais, as políticas de atenção à criança em situação de risco enfrentam o desafio das precárias condições de vida em que estas se encontram, vivendo no cotidiano, muitas vezes, situações extremas de exclusão social, em que os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente não são respeitados (ECA, 1990).
Este projeto tem como objetivo geral verificar como as crianças enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a convivência morando na rua. E como faz falta a aplicação de políticas públicas.
Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a relação Familiar e sua influência sobre a recuperação e motivação do Adicto. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.
JUSTIFICATIVA
Através de leituras e análises de vários materiais, que possibilitou a elaboração de uma síntese de cunho qualitativo cuja finalidade é tratar a relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social, escolhemos o tema: Crianças vivendo em situação de risco, com o intuito de elaborar um projeto de pesquisa procurando respostas para auxiliar o profissional de serviço social no exercício de suas atribuições, aumentando assim o debate em torno de um conhecimento mais abrangente do assunto.
No entanto para se entender as causas e consequências da adicção e as relações familiares se faz necessário um estudo e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como estabelecer políticas públicas que atendam esta classe em toda sua complexidade. Chega-se a conclusão de que o conhecimento científico é de grande importância para o crescimento de uma nação e para o crescimento mundial, já que este abrange questões de ordens diversas como as questões políticas, filosóficas, éticas e econômicas.Com o estudo realizado podemos dizer que a importância do conhecimento científico está formando um espírito crítico-científico para a vida acadêmica presente.
PROBLEMA DA PESQUISA
A situação social permanece como importante problema a ser enfrentado pela Sociedade e pelo Setor Público, seja ele em qualquer instância Governamental. Em algumas famílias percebe-se a dificuldade em discutir sobre a importância de frequentar a escola.Para Carvalho e Iamamoto (1983):
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.
O abandono escolar, por parte das mães adolescentes vai influênciar na vida de sua nova geração. Maior risco de comprometimento pra vulnerabilidade, e a Inexistência de políticas públicas que atendam as particularidades dos adolescentes.
A pobreza e toda a infinidade de problemas a ela associados dificultam a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, tendo, porém, em crianças e adolescentes suas vítimas preferenciais. O Brasil, como um país em desenvolvimento, infelizmente possui um grande número de crianças e de adolescentes em diversas situações de risco.
Num relatório da UNESCO, Delors (1998: 54), aponta que vivemos num mundo de 'multirriscos' devido aos múltiplos problemas sociais existentes. De acordo com o autor, é um mundo de dúvidas, de violência e que provoca ao mesmo tempo um sentimento de solidariedade e conflitos. A atenção dispensada à criança e ao adolescente de risco não pode resumir-se a esses sentimentos, uma vez que isso não resolveria o problema. Não basta maquiar o que realmente está acontecendo.
...