Projeto De ação - Ocupaçao
Casos: Projeto De ação - Ocupaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenoalves63 • 13/11/2014 • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
Universidade Norte do Paraná
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
HELENO FRANCISCO ALVES
IGNORANDO O SOCIAL
RECIFE
2013
HELENO FRANCISCO ALVES
IGNORANDO O SOCIAL
Trabalho apresentado os Curso de Serviço Social da
UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as
disciplinas de Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos
do serviço social III, Ciência política, Economia política, Oficina
de formação: questão social
Profs.: Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Rodrigo Trigueiro,
Sergio de Goes Barboza.
RECIFE
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................... 4
DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 5 – 6
CONCLUSÃO....................................................................................... 7
BIBLIOGRAFIA..................................................................................... 8
Introdução
Este trabalho fala de um dos vários investimentos promovidos pela FIFA junto com a CBF e o governo brasileiro para a realização da copa das confederações e da copa do mundo de 2014, que é a Arena Pernambuco e todos as outras obras em torno dela.
Focaliza também a situação de pobreza e desigualdade social em que vive a região metropolitana do Recife, local onde será construída. Trata as várias situações de misérias da sua população, fazendo um paralelo, mostrando as contradições do luxo e do conforto desse investimento com a condição de vida daquela população, que se os caminhos forem percorridos atingirá os objetivos desejados.
A Arena Pernambuco é um estádio de futebol construído para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Pernambuco. Com padrão internacional, a arena terá capacidade para 46.000 pessoas, distribuídas em 102 camarotes (1.600 assentos), 1.800 assentos business e 2.700 assentos premium. O espaço terá perfil multiuso. Assim, será utilizado também após o Mundial para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções e grandes espetáculos. Está localizado no município de São Lourenço da Mata na Região Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco, a 19 km de Recife. Ao seu redor, uma nova centralidade urbana será criada para alavancar o desenvolvimento da zona Oeste da região metropolitana de Recife. Essa área está recebendo o nome de Cidade da Copa e será conectada à capital por várias vias que já estão sendo construídas ou estão em licitação. A arena terá capacidade para 46.000 pessoas e 4.milhões. Será utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2014.
Vendo uma obra desse porte erguida em uma região tão carente,chega a ser um insulto, mas segundo as autoridades envolvidas,essa quantidade de construções e esse gigantesco montante de dinheiro empregado nesses eventos,servirá para divulgar o país para o resto do mundo. Para essas pessoas pouco importa a questão social vivida pela maioria da população que sofre com efeitos de uma política mal elaborada e em muitos casos,inexistente.
Apesar dos belos discursos e das boas intenções,sabe-se que aqui em Pernambuco como em outras sedes no Brasil, corre-se o risco dessas monstruosas estruturas serem abandonadas ou subutilizadas no futuro, transformadas em elefantes brancos. Dessa forma não atingiria os objetivos desejados.
A região metropolitana do Recife é parecida com as de outras cidades, cheias de problemas sociais. A criminalidade e a desigualdade está em toda parte,fazendo com que seres humanos sobreviva em situação de extrema pobreza.
Os corredores de acesso que estão sendo construídos para facilitar a chegada a Arena da Copa, como é chamada por aqui, cruzam bairros muito pobres e outros de classes medias passando também ao lado de grandes hospitais públicos que atende pelo o SUS e é carente de tudo.
No trajeto Recife - Arena Pernambuco,é
...