Projeto Integrado 2 Tec Gastronomia Anhembi Morumbi
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Integrado 2 Tec Gastronomia Anhembi Morumbi. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianealcaraz • 27/10/2014 • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 1.191 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CAMILA CAROLINA DE ALMEIDA
DAIANE ALCARAZ ORTA
DANILO PAIVA DE TOLEDO
JULIE EVELIN MARTINS AMÂNCIO
KAUE COUTINHO NASCIMENTO
GIOVANI JESUS DOS SANTOS
SANDRA REGINA NETTO
BIYOU’Z – COZINHA AFRICANA
São Paulo
2014
CAMILA CAROLINA DE ALMEIDA
DAIANE ALCARAZ ORTA
DANILO PAIVA DE TOLEDO
JULIE EVELIN MARTINS AMÂNCIO
KAUE COUTINHO NASCIMENTO
GIOVANI JESUS DOS SANTOS
SANDRA REGINA NETTO
BIYOU’Z – COZINHA AFRICANA
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Projeto Integrado do curso de Tecnologia em Gastronomia.
São Paulo
2014
RESUMO
Realizamos a visita a um restaurante de Tipologia Africana, denominado Biyou’z. Um estabelecimento relativamente novo, aberto em Fevereiro de 2008. Chef e proprietária do negócio, a Sra. Melanito Biyouha, imigrou de Camarões em 2003 com intuito de visitar parentes em Brasília. Numa excursão para São Paulo na região da República, centro de São Paulo, reparou que havia poucos restaurantes da sua mesma etnia e os poucos que haviam era direcionados somente para africanos. Então foi ali que Melanito teve a ideia de criar um restaurante tipicamente africano para o público em geral.
Hoje com seis anos de estabelecimento instalado na Alameda Barão de Limeira, o Biyou-z atende trabalhadores da região, turistas e descendentes africanos, com seu cardápio ampliado a países como Camarões, Congo e Argélia seu pequeno restaurante que contém apenas 11 mesas e cerca de 40 cadeiras, concretizou os planejamentos e expectativas da proprietária de curto e longo prazo.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 - BYOU’Z: A EVOLUÇÃO TIPOLÓGICA DA GASTRONOMIA AFRICANA 5
CAPÍTULO 2 - ASPECTOS DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA 7
CAPÍTULO 3 - RELAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS SIMILARES AO BIYOU’Z NA CIDADE DE SÃO PAULO............................................................................................9
CAPÍTULO 4 – CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DA TIPOLOGIA AFRICANA NA ZONA CENTRO DE SÃO PAULO.......................................................................11
CAPITULO 5 - MULTICULTURALISMO NA CIDADE DE SÃO PAULO....................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
ANEXOS 15
INTRODUÇÃO
O continente africano, caracterizado por sua vasta cultura e costumes, possuiu uma grande importância na gastronomia contemporânea. Cada país da África tem alimentos tradicionais muito distintos, os quais foram influenciados por países europeus que no passado eram eminentes, e também, pelo comércio de escravos e ingredientes indígenas.
Embora pouco valorizada, sua culinária se tornou uma fonte de ingredientes para diversos países do mundo, e está presente também na gastronomia do Brasil, como por exemplo, a harmonia entre a carne e os legumes, fortemente temperados, cuja combinação serviu de inspiração para a culinária nordestina.
Durante o ano de 2003, em um tour pelo Centro de São Paulo, uma simpática e hospitaleira camaronesa da região ocidental da África Central, Melanito Biyouha, avaliou a diversificada infraestrutura da cidade, principalmente seus restaurantes, uma variedade ampla de estabelecimentos de diferentes tipos e etnias, tais como restaurantes franceses, portugueses e italianos. Entretanto, Melanito observou que não havia muitos restaurantes africanos na cidade, e os poucos que tinham eram “direcionados” aos imigrantes e descendentes da África.
Analisando uma grande e excelente possibilidade de negócios, em 2008 a Sra Biyouha criou o Biyou’z, variável de seu sobrenome, tendo como objetivo mostrar ao povo Brasileiro e aos demais estrangeiros do país, a criativa e saborosa gastronomia africana.
O restaurante encontra-se em meio a edifícios comerciais, em um simples espaço na Alameda Barão de Limeira, na República, Centro de São Paulo. Decorado ao estilo camaronês, com máscaras e estátuas referenciais de tribos do ocidente africano, o estabelecimento conta com a presença de músicas típicas da África, as quais são tocadas em um antigo Jukebox. Possui dimensões reduzidas, com capacidade para 11 mesas (umas próximas as outras), com salão de serviço, bar e cozinha pequena. Têm dois banheiros, um feminino e um masculino, todos devidamente limpos.
Por menor que seja o estabelecimento, os clientes se sentem confortáveis e satisfeitos com a hospitalidade de seus funcionários, que além de servirem as preparações, são amigáveis e interativos.
CAPÍTULO 1 – BYOU’Z: A EVOLUÇÃO TIPOLÓGICA DA GASTRONOMIA AFRICANA
Créditos de Imagem: http://www.nytimes.com/
Cada país da África possui culinárias tradicionais distintas, as quais foram influenciadas pelos países europeus que no passado eram eminentes, e também, pelo comércio de escravos e ingredientes indígenas. Devido a este fato, a evolução tipológica de cada região do continente africano se diferiu ao decorrer dos anos.
No inicio, logo após a inauguração
...