Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia
Por: aldlopes • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.705 Palavras (11 Páginas) • 213 Visualizações
Projeto Interdisciplinar Aplicado
aos Cursos Superiores de
Tecnologia
Desafio Profissional
[pic 1]
Disciplinas Norteadoras:
- Gestão de Custos Logísticos
- Gestão em Marketing
- Intermodais
Desafio II Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do tutor presencial Professor: Everson Galusni.
Valinhos/SP
2015
Alunos | RA |
Adilson Lopes de deus | 8745143557 |
Iara Gardenia | 8979235418 |
Katia Cristina da Cruz | 9609515002 |
Kelly Carlos da Silva | 8763159854 |
Tamires Dantas Pinheiro 8509563932
Valinhos/SP
2015
Sumário
I. Introdução
II. Desenvolvimento
III. Diagnóstico da Empresa 7
IV. Mapeamento das principais dificuldades e melhorias 10
VI. Conclusão 14
VII. Referências Bibliográficas 15
- Introdução
Neste trabalho é possível observar as competências adquiridas nas disciplinas norteadoras que são: Gestão em Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais; Com base nas três disciplinas norteadoras foi possível desenvolver o processo logístico do produto final até o consumidor, utilizando o modal mais adequado para a empresa sugerida, o levantamento dos custos relacionados a transportes e o marketing utilizado pela empresa.
A empresa desenvolvida neste trabalho é do ramo de laticínios no sul de Minas Gerais, de acordo com a proposta do desafio esta empresa estaria ampliando seus negócios para todo o sudeste e foi necessário desenvolver toda a distribuição logística.
- Desenvolvimento
Apresentação da Empresa:
Razão Social: Laticínios Albuquerque Sá LTDA.
Nome Fantasia: Minas Leite
Região que atua: Sul de Minas, iniciando novas e grandes operações na região sudeste.
Seguimento da Empresa: laticínios
Qual produtos comercializa: leite integral, semi-desnatado, desnatado e sem lactose (novo produto da linha) todos em galão de 2,5L.
[pic 2]
Público alvo: Atingir todas as famílias Brasileiras com os produtos e serviços que atendem a todas as necessidades e gostos.
Principais concorrentes: Demais empresas de laticínios.
Minas Leite, foi inaugurada em março de 1998, seu presidente, o Sr. Claudio Albuquerque Sá, com a intenção de investir em uma indústria com alta infra estrutura tecnológica capaz de produzir produtos qualidade.
O Laticínios Minas Leite está situada na cidade de Extrema no estado de Minas Gerais. A empresa emprega ao todo 92 funcionários diretos, da própria região.
A visão da empresa está muito além de produzir produtos com qualidade e saúde para o cliente, queremos tratar com eficácia todos os nossos colaboradores. Para isso estamos periodicamente reciclando a base de conhecimento de nossa equipe, através de treinamentos, participação de congressos, cursos técnicos e de nível superior. Com isso desejamos nos manter neste mercado tão competitivo e globalizado. Nosso mercado de atuação fica distribuído entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo.
Visão: Estar presente, representar e trabalhar com o homem do campo na busca de liderança de mercado na área de laticínios
Missão: Sendo a nossa companhia fundada nessa região, somos voltados ao benefício de pequenos e médios criadores de gado, assim como cooperativas, investidores, funcionários e a comunidade em geral. Nosso papel e levar tecnologia ao campo, gerenciamento de sistemas logísticos eficientes para a indústria; com intuito de oferecer aos nossos consumidores produtos de alta qualidade.
Valores:
- Compartilhamos com os criadores de gado leiteiro nossa paixão pelo trabalho no campo
- Nossa gente é capaz de assumir a responsabilidade de representar os valores dos mesmos
- Usar tecnologia de ponta na criação de produtos de alta qualidade,
- Nossa empresa está focada no Desenvolvimento de atividades sustentáveis
Práticas e políticas de produção, Tecnologia e marketing:
O leite é um líquido e, por isso requer um recipiente em cada fase do movimento da vaca até o consumidor final.
Para este processo, utilizamos caminhões tanques que fazem o transporte do leite até a área de produção, onde o leite é passado para os tanques de tratamento UHT e envasamento do mesmo.
O tipo de processamento depende do grau de leite a ser fabricado seguindo os regulamentos e os costumes do país. Tratamento térmico utilizado na maioria dos países, a normalização do teor de gordura láctea, são as peças básicas dos procedimentos de processamento.
UHT (ultra-high-temperature) com tratamento integrado de embalagem asséptica.
Tratamento UHT é um processo de alto efeito bactericida, desenvolvido como um processo de fluxo contínuo, em que o leite é aquecido a 135 ° C-150 ° C durante cerca de dois segundos apenas. Este tratamento deve ser integrada com a embalagem asséptica em recipientes esterilizados. Leite UHT tem sabor cozido.
O plástico usado para fazer jarros de leite é um tipo especial chamado polietileno de alta densidade (HDPE) que atende a necessidade asséptica que as embalagens devem possuir para complementar o tratamento já realizado no leite.
...