Projeto Jari
Dissertações: Projeto Jari. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessicaalmendros • 14/9/2014 • 265 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
O Empreendimento do projeto Jari, teve início em 1967, por Daniel Ludwig, que conseguiu uma autorização do governo brasileiro para que colocasse em pratica sua ideia de melhor explorar a nossa imensa floresta na região da Amazônica.
A partir dessa ideia o mesmo pesquisou as terras, e desenvolveu seu projeto que seria destinar as terras da floresta amazônica ao plantio de uma espécie de arvore que seria própria para a produção de celulose, sendo assim instalando uma fábrica e uma usina termoelétrica para que a região ficasse fora da zona de isolamento. Daniel Ludwig foi um dos primeiros pesquisadores a ver a Amazônia como uma grande potência para realização de projetos de grandes portes. Ele aderiu como primeira etapa uma grande parte da área rural da região entre os estados de Amapá e Pará, seguindo o rio Jari, totalizando 16 mil km². Para a instalação desse empreendimento o mesmo construiu no Japão uma fábrica de celulose, especificando a tecnologia finlandesa. Enquanto essa fabrica estava sendo construída na Amazônia a localização do projeto estava sendo desenvolvida e preparada para a grande fundação para que o projeto já estivesse boa parte já feita.
Esse projeto não fluiu como o desejado, pois as condições e os prejuízos cresceram e em 1981 o então autor do projeto Daniel Ludwig repassou o seu empreendimento para um grupo de empresários brasileiros que também não conseguiam encontrar soluções concretas para o desenvolvimento do projeto. Em 2000 depois de dois anos em negociação com uma grande empresa, o BNDES transferiu toda a administração do projeto para o empresário Sergio Amoroso (presidente do Grupo Orsa).
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDR77547-8384,00.html
http://www.relatorioweb.com.br/orsa/10/node/8
http://www.thegreenclub.com.br/projetos-urbanos/o-projeto-jari-celulose-monte-dourado/
...