Projeto Multidisciplinar IV
Por: Victor Ferreira • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.621 Palavras (15 Páginas) • 244 Visualizações
1
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
VICTOR FERREIRA FILHO
RA 1846136
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM lV
CÂMARA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
SEROPÉDICA
2018
2
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM IV
CÂMARA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA
Projeto Integrado Multidisciplinar IV, elaborado por VICTOR FERREIRA FILHO para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, sob a orientação do Prof.: FÁBIO BRANDÃO
SEROPÉDICA
2018
3
RESUMO
O projeto desenvolvido visa analisar a estrutura administrativa do Poder Legislativo do Município de Seropédica, tratando-se da Câmara Municipal, vamos tomar por base as disciplinas aplicadas durante o segundo semestre do curso superior de gestão pública da Universidade Paulista – UNIP, polo de Porto Real, (Gestão Pública e Políticas Públicas no Brasil, Introdução a Teoria do Estado e Dinâmicas das Relações Interpessoais), com a finalidade de ampliar os nossos conhecimentos através de pesquisas e dados coletados no site da instituição e em sua sede. O trabalho teve o seu desenvolvimento buscando sempre como objetivo, um melhor entendimento de como funciona esta casa de leis. Objetivamos relacionar muito do conteúdo estudado nas disciplinas em questão para desenvolvermos uma visão mais ampla do ambiente de trabalho desta instituição.
Palavras chave: Políticas, Públicas, Brasil, Estado, Gestão
4
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO......................................................................................................5
1.1 OBJETIVOS..........................................................................................................6
1.1.1 Objetivos Gerais .....................................................................................6
1.1.2 Objetivos Específicos .............................................................................6
1.2 METODOLOGIA .................................................................................................6
1.3 APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ...................................................................7
2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................8
2.1 GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL .................................8
2.1.1 Criação e execução de Políticas Públicas................................................8
2.2 INTRODUÇÃO A TEORIA DO ESTADO..............................................................13
2.3 DINÂMICAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS...............................................16
2.3.1 Conflitos..................................................................................................17
3. CONCLUSÃO ........................................................................................................19
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................20
5
1 INTRODUÇÃO
Todo conteúdo deste trabalho (PIM IV do curso de Tecnologia em Gestão Pública) teve o seu desenvolvimento com dados da empresa Câmara Municipal de Seropédica, que se localiza a rua: Ministro Fernando Costa, 744 – Boa Esperança, Seropédica – RJ.
O nosso desafio foi à busca das informações e a conquista do saber, procurando expor através de pesquisas e relatos, o perfil da empresa e a força do trabalho onde buscamos concretizar nosso aprendizado.
A missão foi comprovar que uma empresa pública pode e deve administrar com seriedade o seu trabalho, ao contrário do que a cultura nos relata.
Nosso objetivo foi analisar a administração praticada dentro da instituição bem como a sua desenvoltura no ambiente externo, e com isso aprendermos mais acerca de tudo que se refere a uma gestão que se desenvolve com seriedade.
No Brasil, a Câmara Municipal é o órgão legislativo dos municípios, configurando-se como a assembleia de representantes dos cidadãos ali residentes. Apesar de ter as mesmas origens das câmaras portuguesas, atualmente possuem funções diferentes: a brasileira é um órgão legislativo e em Portugal possui atribuições de poder executivo. Como órgão legislativo municipal, a câmara municipal brasileira é equivalente à atual assembleia municipal portuguesa.
O órgão legislativo do Município de Seropédica é composto atualmente por 10 vereadores eleitos para o mandato de 2017 a 2020, tendo a sua Mesa Diretora que é o órgão que administra a câmara e conduz o processo legislativo. Com base nessas e em outras informações vamos entender como se desenvolve esse trabalho administrativo que conta não somente com os vereadores, mas também, com um quadro de funcionários que exercem atividades distintas e que são de suma importância para o funcionamento da casa.
6
- OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
Fornecer as informações pertinentes sobre o órgão público, com soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo, além de apresentar a importância das disciplinas estudadas para a aplicabilidade do gestor público.
1.1.2 Objetivos Específicos
- Relatar a acuidade da Gestão Pública e políticas Públicas no Brasil;
- Expor a importância da Introdução a Teoria do Estado;
- Apresentar a Dinâmica das Relações interpessoais usada na instituição e sua essencialidade dentro da instituição pública;
- METODOLOGIA
O seguinte projeto foi fundamentado em estudo de caso, através de informações retiradas pela internet e por dados coletados por funcionários que trabalham na instituição para serem comparadas e evidenciadas as referências de cada uma. Para melhor compreensão, foram analisados os dados que a instituição disponibilizou para este trabalho através de informações disponíveis no site da instituição na internet.
...