Projeto Multidsiciplinar 1
Ensaios: Projeto Multidsiciplinar 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardomagalhaes • 29/10/2013 • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
JUSTIFICATIVA DA IMPORTÂNCIA
O tema proposto abordará assuntos como responsabilidade social e educacional, valores humanitários, cultura, educação e, sobretudo, as diferenças de cada indivíduo.
Ultimamente as questões relacionadas à diversidade de gênero e desigualdades, como todas as formas de preconceito tal como o Bullying, vem acontecendo nas escolas, no trabalho, nas famílias, nas universidades e na sociedade em geral, os meios de comunicação sempre usaram mascaradamente algumas formas preconceituosas contra negros, loiras, portugueses, homossexuais e outros; agora também a internet serve como veiculo de propagação dessa forma de preconceito. Sendo que todas as formas aparentemente inocentes podem danificar toda a vida de um individuo.
A diversidade embora presente no nosso dia-a-dia é pouco trabalhada no ambiente escolar; e nem sempre alunos, pais e educadores sabem como agir ao se deparar com situações de desrespeito e preconceito ao que é diferente. Às vezes o que parece uma brincadeira é uma atitude de extremo desrespeito, onde o indivíduo alvo não consegue agir contra essas atitudes e isso vai gerando um grande mal-estar tanto no indivíduo quanto no grupo.
Diante desta realidade, este projeto propõe como trabalhar para vencer e prevenir situações preconceituosas e desrespeitosas no cotidiano escolar.
OBJETIVOS DO PROJETO
1. Objetivos Gerais:
Conscientizar alunos e professores a importância de se trabalhar as diferenças no cotidiano escolar, como forma de transformação de valores e atitudes que levem uma relação harmônica entre homem, mulher, brancos, negros, amarelos, magros, gordos, deficientes físicos, homossexual e heterossexual. Garantindo, assim, uma comunidade não discriminatória e que não haja estereótipos de raça, etnia e gênero.
2. Objetivos Específicos:
a) Envolver a comunidade escolar elaborando trabalhos, teatros, musicais contra atitudes preconceituosas;
b) Trabalhar a auto-estima;
c) Estimular a participação coletiva;
d) Conscientizar sobre a gravidade do BULLYNG;
e) Aprender a conviver com as diferenças e respeitá-las;
f) Melhorar sua postura, colocando-se no lugar do outro na situação de conflito;
g) Reconhecer valores individuais em terceiros, fortalecendo assim laços de amizades;
h) Compreender, adaptar e vivenciar princípios éticos, tais como: cooperação, respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, honestidade, etc;
i) Incentivar a participação da comunidade nas decisões para melhoria da escola;
j) Proporcionar um ambiente escolar seguro e agradável.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto será desenvolvido em 03 etapas e com a participação de toda a comunidade escolar, procurando realizar atividades diversificadas e buscando mostrar principalmente a abrangência deste projeto, interagindo alunos e professores.
Conceituais: Encontrar uma abordagem didática nos assuntos transversais entre as disciplinas, propondo realização e avaliação com todos os envolvidos, contextualizando o porquê das diferenças e como elas devem ser trabalhadas. Com a responsabilidade de transmitir o assunto de forma clara e objetiva de acordo com cada faixa-etária.
Atitudinais: Trabalhar o tema a partir de diversas abordagens como filmes, reportagens, histórias e depoimentos para que os envolvidos tenham um contato mais aprofundado e reflexivo com o problema. E assim, realizar uma atividade de campo na comunidade sobre o tema em questão, que deverá contar com a maior parte dos participantes do projeto, além do processo de avaliação do trabalho.
Procedimentais: A partir do que já foi trabalhado, identificar situações de preconceito vivenciado na comunidade escolar e propor soluções. Buscar o resgate da cultura e história do bairro; palestras sobre preconceito e realização de oficinas que tratem o assunto de diversidade, gênero e desigualdade.
DESENVOLVIMENTO / PROCEDIMENTO DE ENSINO
Este projeto se dará em 3 (três) momentos, com período estimado de 1 trimestre:
Primeiro momento - Conscientização e discussão com os professores a respeito de situações de preconceitos e desrespeito presentes na sociedade e no cotidiano escolar.
Durante as aulas teóricas, os professores terão a sua disposição, como recurso didático a pesquisa na biblioteca, inúmeros exemplos práticos encontrados na literatura, isso deve ser realizado com uma revisão bibliográfica e enquadrar-se ao conteúdo programático das disciplinas.
Serão de fundamental importância recursos como filmes, discussão de reportagem e oficinas onde se discutam situações reais de preconceito. Bem como disponibilização de materiais diversos tratando do tema “diversidade”.
Segundo momento – Os profissionais da escola desenvolverão o tema com os alunos de acordo com a sua faixa etária e na disciplina em que atuam, sempre fazendo discussões, com a participação do grupo e questionando atitudes de preconceito já observadas na escola.
Serão feitas conexões entre os conteúdos das disciplinas e o tema proposto:
Língua Portuguesa – Leitura e discussão
...