Projeto Multodisciplinar
Artigos Científicos: Projeto Multodisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PaulaPinheiro lopes • 3/6/2014 • 625 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
Por outro lado, o homem é o único animal capaz de evitar a destruição do meio, visando a sua preservação tanto para si como para as demais espécies vivas. Através de pesquisas, troca de informações e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade, sendo então capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e futuros.
No trabalho por projetos as pessoas se para descobrir ou produzir algo novo, procurando respostas a questões ou problemas reais. Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo aluno, resultando numa apresentação de trabalho.
A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a autoria naquilo. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares. A presença do professor é fundamental, pois ao mesmo tempo em que o aluno aprende fazendo ele precisa sentir a presença do professor orientando, questionando e ouvindo.
Quando falamos de conteúdo, a pedagogia de projetos é vista por seu caráter potencializador da interdisciplinaridade. Isto de fato pode ocorrer, pois o trabalho com projetos permite que se rompam as barreiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.
2. PROJETO: UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto, sem fragmentação disciplinar, e são direcionados por uma motivação intrínseca. Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, mas é preciso empregar o bom-senso para fazer as intervenções no momento apropriado.
O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente (Moraes, 1997).
O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não
...