Projeto Pedagógico
Artigo: Projeto Pedagógico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lan08 • 16/4/2014 • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 423 Visualizações
Polo Brasília – Gama
Curso de Graduação em Pedagogia
Alunos
Solange Severo RA:1118764
Rosa Costa de Araujo RA: 1125879
Allanderson Higino RA: 0806851
PROJETO PEDAGOGICO
Brasília
2012
2012
PROJETO E PRATICA DE AÇÃO PEDAGOCIGA
ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Brasília
2012
PROJETO DE AÇÃO PEDAGOGICA
TEMA:
INDISCIPLINA
O termo Indisciplina origina-se do idioma Latim, “falta de instrução; falta de disciplina”. Surgiu no século XVII.
Nos dicionários a indisciplina é definida de varias formas como por exemplo, ato ou dito contrário á ordem ou regras estabelecidas, desordem, rebelião, incapacidade de agir de forma metódica, falta de observância, constância e firmeza em relação a normas e obrigações.
Segundo GARCIA, A indisciplina não surgiu isolada no ambiente da escola e, ao longo do tempo, vem demonstrando algumas relações com a organização escolar e com as práticas pedagógicas. Ainda que os professores não estejam preparados para superá-la, a indisciplina é um dos principais desafios que permeiam a escola. (GARCIA, 2001, p.381)
Definir o tema Indisciplina não é algo fácil, requer muitas pesquisas para que não haja definições equivocadas como relacionar seu real significado com violência.
Portanto para que fique claro sua definição podemos primeiramente procurar conceituar o que é disciplina. Segundo Yves de La Tai Le, se entendermos por disciplina comportamentos regidos por um conjunto de normas, a indisciplina poderá se traduzir de duas formas: 1- a revolta contra essas normas; 2- o desconhecimento delas. No entanto a indisciplina pode ser traduzida como uma forma de desobediência, pela falta de clareza das normas de convívio social e a desorganização das relações.
No ambiente escolar essa temática precisa ser bem definida desde o inicio do ano letivo. Envolvendo todo o corpo escolar, as famílias e a sociedade em que a escola esteja inserida.
JUSTIFICATIVA:
A IMPORTANCIA DE SE FAZER UM PLANEJAMENTO COM A TEMATICA DA INDISCIPLINA, VISANDO O PAPEL DO ORIENTADOR/SUPERVISOR EDUCACIONAL.
O presente projeto busca de forma conceitual relacionar o papel do Orientador e Supervisor escolar com os desafios que norteiam a pratica desses profissionais. Tendo em vista que o foco desde trabalho está relacionado a disciplina cursada neste semestre e o tema indisciplina.
O Orientador/ Supervisor Educacional tem um papel fundamental na construção e preservação de um ambiente escolar saudável, seguro, que transmita confiança. Nesse quesito é importante resaltar que não apenas as crianças/alunos tenham essa sensação, a confiabilidade deve ser compartilhada e sentida por todos os envolvidos nesse processo como, professores e familiares.
Devido essas compreensões podemos destacar que a presença desses profissionais no ambiente escolar é indispensável e obrigatório, pois são agentes diretamente envolvidos em equilibrar de forma metodológica os conflitos que permeiam e contaminam a escola, que está é o reflexo da sociedade e tem o papel de devolver a própria sociedade um cidadão consciente de seu papel e multiplicador de seus saberes.
A indisciplina entra no contexto deste projeto como contribuinte negativo para um bom funcionamento do ambiente escolar e desenvolvimento pedagógico. Além de ser responsável pela má formação do sujeito, como a consciência e o caráter corrompidos.
As escolas estão em constantes mudanças, assim como o mundo e a sociedade. A cada ano chegam novos alunos e professores com suas bagagens sociais e culturais, que podem não estar alinhados com a visão da importância da disciplina e problemática da falta dela. Portanto é importante que se mantenha o tema vivo, trabalhando todos os anos e sempre no inicio do ano letivo.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
A indisciplina como grande responsável do baixo desempenho escolar e a causa da desmotivação dos professores diretamente envolvidos no processo de ensino e aprendizagem assim como intermediadores do conhecimento frente a impotência de exercer seu papel.
PUBLICO ALVO:
Todo o corpo escolar, família e sociedade onde a escola esteja inserida. Nas series inicias o foco será pautado na prevenção baseada na importância da disciplina. Nas series que seguem o trabalho será pautado na identificação, na reflexão, no projeto de intervenção a problemática da indisciplina.
OBJETIVOS:
O projeto de intervenção busca em um primeiro momento conceituar o que é indisciplina, quais causas, as formas a indisciplina se apresenta. Em um segundo momento propor uma reflexão sobre a indisciplina na realidade de todos os envolvidos. Atrair as famílias e a sociedade ao ambiente escolar, bem como levantar propostas de como os pais, os alunos e professores podem trabalhar juntos para reverter o quadro atual da indisciplina.
EMBASAMENTO TEORICO:
A indisciplina é conceituada, investigada e refletida por vários autores que buscam através de seus trabalhos levar esclarecimentos e apontar possíveis soluções para essa temática.
Como exemplos podemos citar Pires (1999), que trata a indisciplina escolar como algo que se origina externamente a escola, “a indisciplina na sala de aula se comparada à indisciplina social não é tão grave”. Cita ainda a questão da disciplina que por sua vez não é exigida em determinadas famílias. “ Os pais muitas vezes tem deixado a desejar na educação dos filhos, que
...