Projeto Politico Pedagogico
Casos: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jilojilo • 21/1/2014 • 9.260 Palavras (38 Páginas) • 296 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução……………………………………………………………………………………
05
Justificativa………………………………………………………………………………….
07
Identificação da escola………………………………………………………………….
09
Histórico da Criação……………………………………………………………………..
12
Legislação que credencia a escola…………………………………………………
14
Visão Estratégica…………………………………………………………………………
15
Recursos e financiamentos…………………………………………………………..
17
Diagnóstico da Situação Atual ……………………………………………………..
23
Tipo de Sociedade que se quer construir e do papel da escola na formação do cidadão……………………………………………………………………
29
Concepção de Educação……………………………………………………………..
31
Os Princípios da Educação ………………………………………………………….
39
Organização Administrativa, Pedagógica e dos serviços de Apoio……..
40
Organização do Ensino…………………………………………………………………
61
Princípios Norteadores da ação didático-pedagógica – diretrizes curriculares………………………………………………………………………………….
82
Currículo do Ensino Fundamental………………………………………………….
98
Currículo do Ensino Médio…………………………………………………………….
135
17.Registro Escolar e Documentação ………………………………………………..
179
18.Proposta de formação continuada de professores…………………………….
182
19. Anexos ………………………………………………………………………………………
188
INTRODUÇÃO
Desde 1996, com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, o projeto político pedagógico vem sendo construído com propostas de novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e função social da escola, obrigam a um pensar e a uma reflexão contínua de todos que estão envolvidos neste processo. Que escola queremos construir?
Que conhecimentos nossos alunos/as precisarão ter para de fato, exercer a sua cidadania nesta sociedade tão cheia de conflitos? Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes (comunidade escolar).
Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito deste estabelecimento educativo.
Há consciência, por parte dos educadores e da Comunidade Escolar desta Instituição de Ensino, de que este documento representa apenas um germe de projeto político pedagógico e se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola pública de qualidade.
A busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se oferece a eles é fundamental. Uma formação rodeada de descobertas, de desejos, com certeza irá fazer da sala de aula um local onde circula aprendizagem, onde o conteúdo não é procurado só em livros empoeirados, cheirando a mofo, e nem em cadernos amarelados. Mas onde, vida e sabores pulsam na sala de aula e se misturam, fazendo com que os alunos aprendam e se comprometam com este aprender e que os professores sejam apenas os facilitadores desse processo.
Conscientes que somos de nosso papel na sociedade e tendo claro que os nossos desejos de alcançarmos uma sociedade mais justa, incluem prioritariamente, a educação das novas gerações, trabalharemos pela garantia de um ensino de qualidade que assegure o pleno desenvolvimento do potencial do aluno. A escola comprometida com o conteúdo de formação da cidadania do aluno tenta amenizar seus rígidos tempos para incorporar a idéia de se construir um centro de formação coletiva de cultura.
Enfim, a busca do conhecimento transforma-se não só em um meio de alcançar um
...