Projeto Politico Pedagogico
Casos: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laurienisartermo • 28/10/2014 • 582 Palavras (3 Páginas) • 968 Visualizações
A autonomia relaciona-se com liberdade, autogoverno e independência. Para a escola é um princípio político que se refere ao seu direito e a sua capacidade de regulamentar e de gerir, nos termos da lei, os seus mais diferentes assuntos. Para Veiga (2001,p. 15-16) em uma instituição educativa as autonomias jurídica, pedagógica, administrativa e financeira devem ser articuladas entre si para que a verdadeira autonomia se constitua. Conhecendo a definição de cada uma destas autonomias, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à definição de autonomia pedagógica:
Capacidade da escola de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.
Esta autonomia pode ser total ou parcial, mas, se relaciona com a administração de pessoal e de orçamento.
Autonomia que possibilita ao gestores mudarem o núcleo comum da grade curricular.
Possibilidade de a escola elaborar suas próprias normas e orientações escolares, como por exemplo, formas de acesso.
Resposta Correta
Consiste na liberdade de ensino e pesquisa e se relaciona com as suas concepções enquanto identidade, função social, clientela, organização de tempos e espaços, avaliação entre outros.
QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:02:35
Pelo estudo do capítulo, você pode perceber, que tão importante como divulgar a prática emancipatória da construção do projeto político-pedagógico da escola, é perceber que na vida cotidiana escolar, existem vários fatores que dificultam que todos caminhem sempre em uma mesma direção.
De acordo com esta observação, assinale nas alternativas abaixo, V para as que são dificultadores do processo e F para aquelas que não são:
( ) Não contemplar momentos para rever o projeto político pedagógico, avalia-lo e sentir se as necessidades são as mesmas.
( ) Pensar que uma reunião no início do ano letivo apenas, é suficiente para vivenciar a prática do projeto político-pedagógico enquanto processo.
( )Adotar a concepção de construção do projeto político-pedagógico para cumprir uma exigência dos órgãos superiores.
( ) Fazer um estardalhaço quando da construçãodo projeto e depois deixa-lo a deriva.
( ) Os professores devem ter claro que os objetivos de seus conteúdos precisam ser coerentes com os objetivos da escola como um todo. Se a escola tem por objetivo a formação de um sujeito crítico e participativo, a sua aula deva valorizar essas habilidades.
A sequência correta está contida na alteranativa:
Resposta Correta
V, V, V, V, F
...