Projeto Sobre Residuos
Monografias: Projeto Sobre Residuos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santos93 • 12/5/2014 • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 497 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A cada dia, mediante o aumento populacional desordenado e falta de educação coletiva, aumenta a produção de resíduos sólidos. Na maioria das vezes os resíduos são desperdiçados por conta da falta de compromisso do seu fabricante.
O lixo costuma ser separado basicamente em dois grupos: materiais orgânicos que sãos os restos de alimentos e materiais reaproveitáveis: vidros e louças, latas e metais, plásticos e borrachas, pano, papel e papelão. Para melhor compreensão dos problemas ambientais gerados a partir dos resíduos sólidos, estes foram classificados pela sua origem podendo ser: resíduos domésticos ou residenciais; resíduo público; resíduo comercial; resíduos de fontes especiais como lixo industrial, lixo radioativo, lixo de portos, aeroportos e terminais rodoviários, lixo agrícola; e resíduos de serviço de saúde.
Considerando que parte dos resíduos gerados pelas atividades humanas ainda possui valor comercial, se manejado de maneira adequada, deve-se adotar uma nova postura e começar a ver o lixo como uma matéria-prima potencial.
A educação ambiental é uma questão bem estabelecida que enfatize a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conserva-lo, preserva-lo e de administrar seus recursos adequadamente. Esta educação necessita ser ensinada as crianças antes mesmo de iniciarem suas vidas escolares, com o exemplo de seus pais e depois continua-la na escola sendo inserida em diversas disciplinas e conteúdos.
Informar e orientar são requisitos básicos para que haja sustentabilidade. Sendo assim, não há como esquecer o papel da escola e do educador.
2 JUSTIFICATIVA
A educação ambiental é um componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
Ao implementar um projeto na educação infantil de conscientização de resíduos sólidos, estaremos facilitando uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, uma vez que essa etapa educacional apresenta elevado valor pois durante esse período da vida é formada a personalidade da criança, determinando fatores que influenciarão no adulto em que se tornará.
Os resíduos sólidos são um fato e uma realidade que não pode ser ignorado, tem que ser levado a serio e são necessárias medidas para a minimização destes problemas sociecologicos. Mas o conceito de resíduos sólidos é bastante amplo. Destaco o parágrafo XVI da Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de resíduos sólidos.
‘Resíduos sólidos: material, substancia, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se esta obrigado a proceder, nos estados sólidos ou semissólidos, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável ao seu lançamento na rede pública de esgotos ou em copos de água ou exijam para isso soluções técnicas ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.’
Desta forma, com a amplitude existente no que se refere ao conceito de resíduos sólidos para este trabalho, que tem cunho educacional de estimulo e prevenção, opta-se trabalhar com resíduos sólidos domésticos recicláveis, reutilizáveis presentes no cotidiano da criança facilitando assim o conhecimento das mesmas com relação ao assunto.
Com relação à educação ambiental entendemos que seja a melhor via de acesso no desenvolvimento de atividades interdisciplinares, como é destacado na Lei nº 9.795, que institui a Política Nacional desta disciplina.
“Estimular processos por meio dos quais o individuo e a coletividade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a saída de qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
3 OBJETIVOS
- Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo, da sua responsabilidade e do seu papel critico como cidadão de um país de um planeta.
- Realizar rodas de conversas e caminhadas ecológicas, desenvolvendo assim as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e suas consequências no meio ambiente em que vive.
- Mostrar às crianças que os resíduos gerados em suas casas são passiveis de reciclagem e podem se transformarem em brinquedos, jogos e acessórios tanto pessoais como para casa.
Seguindo esses objetivos procura-se desenvolver atitudes e ações de conservação e preservação do ambiente natural.
4 METODOLOGIA
O devido trabalho deve ser realizado nas series da educação infantil tendo como público alvo crianças de 4 a 5 anos de idade e executado de três a quatro dias.
Inicialmente deve ser realizada com as crianças uma roda de conversas discutindo com as crianças o que é o “lixo” ou resíduos, levando-os ao conhecimento que eles são geradores de lixo e convidando a todos para visualizar os cestos de lixo, primeiramente o da sala de aula e depois dos diferentes departamentos da escola, secretaria, cozinha, pátio, verificando que todos somos geradores de lixo, e por isso a necessidade de cestos por toda a parte. Após as crianças terão como tarefa de casa, trazer no dia seguinte, com a ajuda os pais
...