Projeto Viva Leite
Artigo: Projeto Viva Leite. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogersouza09 • 18/5/2014 • 2.516 Palavras (11 Páginas) • 518 Visualizações
Viva leite
Público:
O Viva leite destina-se ao atendimento de crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos e 11 meses, através da distribuição gratuita de leite fluído, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3% (três por cento), enriquecido com ferro (aminoácido quelato) e Vitaminas A e D, com prioridade para as crianças de 06 a 23 meses de idade, cujas famílias recebam até dois salários mínimos, principalmente aquelas cujo chefe encontrar-se desempregado e cuja mãe for arrimo de família.
Em junho de 2000 o Viva leite ampliou seu atendimento às pessoas idosas de baixa renda com idade acima de 60 anos, priorizando-se a faixa etária superior a 65 anos, estabelecida a preferência no atendimento aos idosos portadores de doença crônica ou que necessitem de uso contínuo de medicamento.
De forma simultânea ao repasse do benefício, o Projeto tem por objetivo agregar recursos financeiros ao setor leiteiro por meio da criação de demanda e conseqüente incremento da produção, o que permite a criação e manutenção de empregos no campo, causando impacto no fluxo migratório bem como nos efeitos negativos dele decorrentes.
Nesse quadro insere-se o desenvolvimento da agro indústria; atualmente 44 (quarenta e quatro) Usinas fornecem o produto em todo o Estado de São Paulo, algumas delas de médio e até pequeno porte.
Objetivo:
Oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar de forma indireta, novos empregos no campo.
Auxílio
De 15 litros de leite por mês.
Números
130 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano.
625 mil crianças e 85 mil idosos beneficiados em todo Estado de São Paulo.
O leite é a melhor fonte de cálcio para o organismo. O cálcio é importante na formação de ossos e dentes, na coagulação sangüínea e na regulação dos batimentos cardíacos. Sua carência provoca o raquitismo (fragilidade dos ossos), ocasionando fraturas com maior facilidade.
Além disso, o leite é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, de fácil absorção pelo organismo.
Para que servem os nutrientes?
O FERRO é importante na formação do sangue. Sua carência provoca anemia ferropriva, doença muito comum em crianças. Em cada 5 crianças com menos de 4 anos, 3 apresentam carência de ferro, levando a uma menor capacidade de aprendizado.
Outros alimentos fontes de ferro são o fígado, coração, carnes em geral, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) e nas folhosas de coloração verde-escura (mostarda, almeirão, agrião, brócolos, couve). A absorção do ferro pode ser aumentada com a ingestão concomitante de alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, limão, abacaxi, goiaba, caju, morango, pimentão, salsinha, acerola, etc.
A VITAMINA A influi diretamente na boa visão, sendo importante para o crescimento e desenvolvimento, melhorando também a resistência às doenças infecciosas (responsáveis por grande parte da mortalidade infantil).
As principais fontes da Vitamina A são: Fígado, peixes, manteiga, creme de leite, gema de ovo; vegetais folhosos verde-escuros (brócolis, espinafre, couve) e alguns vegetais amarelo-alaranjados (pimentão, abóbora e cenoura).
A VITAMINA D é importante para a absorção do cálcio pelo organismo, ajudando na formação e conservação de ossos e dentes. Sua carência provoca ossos fracos; raquitismo em crianças e osteomálacia em adultos.
As principais fontes da Vitamina D são: Óleo de fígado de bacalhau, atum e peixes em geral.
CAPITAL E GRANDE SP
Quem pode se beneficiar
Crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses de idade e idosos com idade acima de 60 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
Quais são os documentos necessários?
Cadastro de criança:
- Certidão de nascimento da criança;
- Documento de identificação (RG) da mãe ou detentora da tutela;
- Carteira de vacinação da criança;
- Comprovante de residência (ex: conta de água, luz, telefone);
- Comprovante de rendimentos (holerite).
Cadastro de idoso:
- Documento de identificação (RG) e do responsável legal (caso dependente);
- Comprovante de residência (ex: conta de água, luz, telefone);
- Comprovantes de rendimentos (cartão do INSS ou declaração do próprio beneficiário).
- Comprovante de rendimentos do responsável (holerite);
- Carteira de vacinação atualizada;
- Caso portador de doenças crônicas, apresentar atestado médico que comprove tal situação.
Quem tem prioridade no atendimento?
Tem prioridade no atendimento crianças de 6 a 23 meses e idosos com mais de 65 anos de idade.
Quem tem preferência no cadastramento?
Após verificar o critério de prioridade, terão preferência crianças pertencentes à famílias em que o chefe de família está desempregado ou se a mãe for arrimo de família. No caso dos idosos, tem preferência aqueles que fazem uso contínuo de medicamentos ou são portadores de doenças crônicas.
Quais são as obrigações do beneficiário da Capital e Grande São Paulo?
- Buscar o leite nos dias e horários combinados.
- Manter a vacinação da criança e idoso em dia.
- Comparecer a palestras informativas sempre que solicitado.
- Manter o cadastro sempre atualizado na entidade.
Distribuição
Na capital e Grande São Paulo, a distribuição do leite é feita em parceria com entidades assistenciais credenciadas.
...