Projeto de implantação de uma empresa de “Coworking”
Por: Felipe Luan • 27/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 125 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto de um Sistema de reserva de equipamentos
Audiovisuais na Escola Pedro Bezerra
UNIP SERTÂNIA - PE
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto de um Sistema de reserva de equipamentos
Audiovisuais na Escola Pedro Bezerra
Nome dos alunos: Felipe Luan Bezerra Lima, Eduardo Mateus de Souza Silva
RA(s): 1913864, 1915049
Curso: Sup Tec em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 02/2021
Orientador: Prof. Lorandi
UNIP SERTÂNIA - PE
2021
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de um sistema de reservas para a Escola Pedro Bezerra de Melo, utilizamos os conhecimentos obtidos pelas matérias de Engenharia de Software II, Economia e Mercado, Programação orientado a objeto I, Projeto de interface com o usuário.
Nosso projeto contém em detalhes os processos para desenvolvimento de um sistema, prototipação, requisitos funcionais e não funcionais, regras de negócio, testes e agentes econômicos.
Palavras-Chave: Engenharia de Software, Economia e Mercado, Programação orientado a objeto, Projeto de interface com o usuário.
ABSTRACT
This work aims to present a design of a reservation system for Escola Pedro Bezerra de Melo, using the knowledge obtained from the subjects of Software Engineering II, Economics and Market, Object Oriented Programming I, User interface design.
Our project contains in detail the processes for developing a system, prototyping, functional and non-functional requirements, business rules, tests and economic agents.
Keywords: Software Engineering, Economics and Market, Object-Oriented Programming, User Interface Design.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 7
3. Requisitos 10
3.1 MODELAGEM DA SOLUÇÃO COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS 10
3.2 PROTÓTIPOS DE INTERFACES 11
4. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIA 15
- INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia, a Escola Pedro Bezerra de Melo sempre jugou necessário a modernização no processo de controle de empréstimos de equipamentos e recursos que até o presente momento eram feitos de forma manual. Com base no cenária atual foi projetado o desenvolvimento de um software que pode entregar rapidez e eficiência na realização dessas tarefas.
Como a escola disponibiliza equipamentos de informática e vídeo como Telões, Projetores, notebooks, TVs, Microfone, Caixa de som amplificada e Kits Multimídia, como ferramentas de apoio para aulas e palestras, aos professores e coordenadores, alocando-os em salas de aula e auditórios. Atualmente o sistema de reserva é manual e muitos professores não conseguem utilizar os recursos que precisam, pois o agendamento não tem eficiência, para atender a necessidade do cenário atual da instituição, os responsáveis da instituição resolveram contratar uma empresa para desenvolver um sistema de reserva e agendamentos de equipamentos.
- DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Para um sistema final em funcionamento, o mesmo passa por diversas fases, desde a elaboração do projeto para especificação de requisitos até a implementação, esse processo acontece tanto em software novos como em softwares já desenvolvidos, sendo esse processo chamado de ciclo de vida. Os modelos de ciclo de vida auxiliam o tempo de desenvolvimento a se organizar e seguir métodos de aplicabilidade para o desenvolvimento de um software. Os principais modelos de software são:
Modelo Cascata: Divide todo o processo de desenvolvimento de software em fases separadas e sequenciais onde o desenvolvimento movimenta-se somente num sentido, de modo que as etapas não podem ser repetidas. Somente quando uma fase estiver concluída a outra fase poderá iniciar. Neste modelo nenhum componente do sistema será entregue até a proximidade final do projeto.
[pic 1]
Modelo Espiral: É uma combinação dos modelos interativo e sequencial com ênfase na análise de riscos e no planejamento. O sistema de software é entregue em versões, onde cada versão passa por cada etapa do ciclo de desenvolvimento. Dessa forma o produto final é entregue rapidamente.
[pic 2]
Modelo Incremental: Desenvolve várias partes do sistema em paralelo, e as integra quando estiverem completas. O desenvolvimento é dividido e produzem o sistema de forma incremental até a sua versão final. Cada incremento passa por todo o ciclo de desenvolvimento do software produzindo um sistema funcional embora não atenda todos os requisitos.
[pic 3]
Prototipagem: Constrói um protótipo do produto de software para mostrar suas funcionalidades de forma limitada. Essa forma é usada para permitir que os usuários avaliem propostas de desenvolvedores testando-as antes da implementação final do produto.
[pic 4]
Metodologias Ágeis: Utiliza uma abordagem de planejamento incremental e muito iterativa. Cada interação é um mini projeto, que normalmente dura de 1 a 4 semanas, e inclui todas as fases para implementá-lo como levantamento de recursos e requisitos, projeto, desenvolvimento de código, testes e documentação. Ao final de cada iteração deve haver uma entrega ao cliente, que inclua um conjunto de novas funcionalidades, uma nova versão de software. Após essa entrega há um novo processo de comunicação com o cliente e então são definidas quais deverão ser as novas entregas.
...