OS PROJETOS DE EMPRESAS
Por: ThayCardoso1 • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.307 Palavras (6 Páginas) • 358 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
SANTO ANDRÉ
PROCESSOS GERENCIAIS
PROJETO DE EMPRESAS
ETAPAS 1 E 2
PROFESSOR: AGNALDO
SANTO ANDRÉ
2015
SUMÁRIO
1 Introdução
2 Desenvolvimento
2.1 Escopo
2.2 Execeção, Monitoração e Controle do Projeto
3 Conclusão
4 Bibliografia
5 Anexos
1.INTRODUÇÃO
Os projetos são esforços temporários desenvolvidos de forma progressiva, porém não são operações contínuas. São empreendidos para criar um produto, serviço ou um resultado único. É de caráter temporário, pois tem um início e um fim definidos, isto é, esse fim é quando os objetivos do projeto são conquistados. A elaboração progressiva é uma característica de projetos que integra os conceitos de temporário e único.
A necessidade é descrita através de um problema a ser resolvido ou uma oportunidade a ser alcançada ou ainda uma exigência legal a ser cumprida. A justificativa é o que irá agregar de valor a organização ao solucionar a necessidade, ou seja, o porquê da existência do projeto. O objetivo deve ser descrito de forma específica, mensurável, acordado, realístico e definido no tempo. Os requisitos são uma relação de "o quê" é necessário desenvolver. O escopo preliminar é "o como" fazer os requisitos, ressaltando que suas exclusões também devem ser declaradas, pois pode haver a ocorrência de aumento do escopo, alterando o prazo e custo. Premissas são os fatos aceitos como verdadeiros no início do projeto e restrições são limitadores de opções do projeto. Estimativas são concebidas como ordem de grandeza de prazo e custo do projeto. Riscos são eventos futuros e incertos que podem atingir o prazo, o custo e o escopo.
2 Desenvolvimento
Este trabalho procura, de forma didática, explicar os benefícios de uso de uma técnica de gerenciamento de projetos, chamada de Estrutura Analítica do Projeto - uma ferramenta gráfica para identificar os resultados principais a serem desenvolvidos por um projeto.
O escopo, ou seja, o "como" vamos atender os requisitos, é a fonte de informação da Estrutura Analítica do Projeto – EAP, que representa as subdivisões do projeto de forma gráfica, suas principais entregas em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
2.1 ESCOPO
- Nome do projeto: PROJETO SOUZA E VIEIRA CONTÁBIL
PREMISSAS E RESTRIÇÕES:
A sala comercial para onde irá a mudança tem configuração idêntica à da sala atual no 8º.andar. Todos os móveis, equipamentos e materiais serão reutilizados. A parte elétrica, hidráulica e telefonia da nova sala já estão instaladas e funcionando perfeitamente, exceto os banheiros devido ao problema de vazamento na parede divisória. O elevador de serviço tem medida suficiente para a entrada dos móveis. Os armários embutidos da copa deverão ser desmontados e remontados na copa do novo espaço do 2º. andar. O armário, na sala de reuniões deverá ser montado e remontado também. O edifício comercial em questão não permite mudanças durante a semana. A mudança é permitida aos sábados e domingos das 8h às 11h. Obras são permitidas em horário comercial desde que a circulação de mão de obra e materiais aconteça pelo elevador de serviços. A comunicação sobre a mudança deverá ser feita ao síndico do edifício com 5 dias úteis de antecedência. A mudança só poderá ser feita após conserto do vazamento nos banheiros. A verba disponibilizada pelos sócios é de R$ 2.500,00.
ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS (OU PARTES INTERESSADAS
- Principais partes interessadas: Proprietários da Souza e Vieira Contábil; funcionários; administradora do prédio; porteiros do prédio.
- Natureza do interesse: Proprietários da Souza e Vieira (gastos com a mudança; preservação dos móveis e materiais; obediência ao prazo); funcionários da Souza Vieira (resultado funcional e preservação dos pertences durante a mudança); administradora do prédio (expectativas em relação à obediência às normas durante toda a mudança); porteiros do prédio (movimentação extra devido à obra do piso).
toda a mudança); porteiros do prédio (movimentação extra devido à obra do piso).
- Posição favorável ou desfavorável: Proprietários (a favor), funcionários (a favor), administradora do prédio (bastante exigente quanto à obediência às
normas de funcionamento do prédio); porteiros (desfavoráveis devido ao aumento de "entra e sai").
2.2 Execução, Monitoração e Controle do Projeto
A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho. Não é uma definição de atividades. Nesta fase, organiza-se e define o escopo total do projeto; subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, quais sejam, os componentes, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.
Os componentes que formam a EAP auxiliam as partes interessadas em visualizar e comunicar as entregas do projeto. Ao definir o produto pode-se monitorar e controlar o trabalho planejado contido nos componentes de nível mais baixo da EAP.
A EAP auxilia também a retornar, ou melhor, a redefinir o escopo, ou seja, a estabelecer quais são as atividades que, quando ordenadas, podem ser agendadas. Inclui aqui também a determinação de quais recursos materiais e humanos serão necessários, portanto, a estimativa de custos e quais são as áreas críticas de qualidade e os riscos envolvidos.
...