Projeto interdiciplinar inovare
Por: fernandafcsilva • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.437 Palavras (18 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Polo: Belo Horizonte (02)
Curso de Tecnologia em Logística
Fernanda Ferreira Cezar da Silva - 3471229139
Prointer Final
Belo Horizonte / MG
2018
Fernanda Ferreira Cezar da Silva - 3471229139
Prointer Final
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Logistica da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia.
Tutora Eletrônica: Ana Claudia Tsukamoto
Belo Horizonte / MG
2018
RESUMO
O PROINTER – RELATÓRIO FINAL tem como objetivo analizar os aspectos logísticos da empresa Inovare Confecções LTDA, tendo como ramo principal a confecção de camisas e calças sociais.Por ser uma empresa familiar, a Inovare busca aperfeiçoar seu trabalho desenvolvendo tecnicas para reetruturar o gerenciamento estratégico da mesma.Durante os estudos realizados nas dependências da empresa, foi possível uma avaliação precisa e eficaz que contribuiu para a conclusão do PROINTER utilizando as ferramentas aprendidas durante o curso.Isso porque foi possível a compreesão das análizes dos pontos fracos da empresa assim também como identificar os impactos provocados pela falta de organização da instituição.As conclusões foram feitas com base nos dados obtidos e sugerindo possíveis melhorias para uma presente e urgente implementação na busca de uma mlhoria contínua e eficaz.
Palavras-Chave: PPCP. Custos logísticos. Análise SOWT.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: 05
1ª ETAPA. 06
2ª ETAPA: 10
3ª ETAPA:.... ..13
4ª ETAPA:.................................................................................................17
5ªETAPA:...................................................................................................18
CONSIDERAÇÕES FINAIS:......................................................................21
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:......................................................22
1 INTRODUÇÃO
A empresa Inovare Confecções LTDA é uma empresa do ramo de confecções de camisas e calças sociais para atender as classes A,B,C,porém, atualmente a empresa enfrenta uma crise em seu setor de logística e com isso vem perdendo mercado em virtude de uma grande desorganização em relação aos seus procedimentos logísticos.
Para a reetruturação da Inovare os novos gestores deverão melhorar o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partes e produtos acabados pela empresa e seus canais de marketing, de tal modo, que ela possa melhorar seus resultados, maximizando seus lucros em função da entrega de encomendas com o menor custo possível. O gerenciamento da cadeia de suprimentos apoia-se nessa estrutura e procura criar vínculos e coordenação entre os processos de outras organizações existentes no canal, ou seja, de fornecedores e clientes, e a própria organização.Com isso a empresa deverá implementar o PPCP (Planejamento Programação e Controle da Produção) que tem essa finalidade de coordenar todos os processos produtivos com os demais setores administrativos da empresa.
Dentro de um sistema de Programação e Controle da Produção – PCP, existem sistemas que permitem seu melhor funcionamento. Estes sistemas são orientados de acordo com o tipo de produção e estratégia da empresa, pois só assim a Inovare terá a eficiência auferida e a máxima eficácia para o negócio.
Toda atividade empresarial estará voltada à redução dos custos com a melhoria do nível de serviço prestado a seus .Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias. A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser utilizada no planejamento estratégico ou nos planos de negócios, com a finalidade de avaliar os ambientes internos e externos de uma organização.
1ª ETAPA –
a) Os conceitos de cadeia de suprimentos puxada e empurrada;
Produção empurrada é aquela que inicia seu processo antes de um pedido de compra do cliente, ou seja, é a produção mais voltada para estoque. Nos processos internos, é verificado o comportamento do mercado, o histórico de vendas daquele produto e, através do MRP(Material Requirement Planning), o pedido de produção interno é enviado ao setor fabril para que seja produzido o lote desejado. Caso o cliente externo necessite de tal produto, a organização já tem ele estocado, pronto para a entrega.
Produção puxada é a produção que não utiliza estoques, sendo o cliente o personagem que “determina” o início da produção. Mesmo estando com a matéria prima pronta para utilização, o start da produção é feito apenas com a demanda do cliente. Ao contrário da produção empurrada, aqui a qualidade é prioridade em relação a quantidade.
b) As definições de postponement;
O postponement (do inglês, retardo) consiste em adiar o deslocamento ou configuração final dos produtos até que as necessidades dos clientes sejam conhecidas. A adoção do conceito postponement é identificada como uma importante abordagem para agilizar a realização de conformidade às exigências do cliente devido sua contribuição para customização dos produtos e serviços.
...