Projeto: tudo ficará bem
Projeto de pesquisa: Projeto: tudo ficará bem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: keleluz • 27/5/2014 • Projeto de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Projeto: Tudo Bem Ser Diferente
Justificativa:
Algumas crianças têm dificuldades de aceitar as diferenças. Tratam os colegas de forma preconceituosa, destacando suas dificuldades. Piaget acredita que a criança de 2 a 4 anos, se encontra na fase simbólica e neste período os jogos e atividades diversificadas passam a ter uma seriedade absoluta na vida delas e segundo Wallon, é através da afetividade que a criança demonstra seus sentimentos, desejos e necessidades.
Partindo deste pressuposto, nesse projeto, os alunos serão incentivadas a respeitar e conviver com as diferenças e deficiências, a reconhecer por meio de atividades lúdicas, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas; a desenvolver a solidariedade, a afetividade e a compreender a importância do saber auxiliar o próximo. Tratar as pessoas com dignidade é a melhor maneira de desenvolver o respeito, diminuindo as ações preconceituosas.
Objetivo geral:
Conscientizar os alunos que todos somos diferentes e que devemos ser respeitados pelo que somos, independente das nossas necessidades.
Objetivos específicos:
Familiarizar com o processo de inclusão;
Identificar vários tipos de diferenças;
Reconhecer as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos e visuais;
Desenvolver a solidariedade;
Compreender a importância do saber cuidar do outro;
Estimular a afetividade e o cuidar do outro;
Conhecimentos (Conteúdos) a serem abordados no Projeto:
Linguagem oral;
Interpretações pessoais;
Narração de fatos;
Agrupamento;
Semelhança/ diferença;
Linguagem visual;
Recorte e colagem.
Desenvolvimento:
História: Tudo bem ser diferente;
Conversas na rodinha sobre as diferenças;
Confecção de cartazes com imagens de pessoas diferentes;
Confecção de mural com fotos dos alunos.
Desenvolvimento:
Este projeto foi realizado com base no Livro "Tudo Bem ser Diferente" de Tood Parr.
Etapa 01:
Depois que os alunos ouvirem a história, montar pequenos grupos onde eles poderão olhar o livro e recontarão a história para os coleguinhas. mostrar imagens de diversas pessoas, onde os alunos destacarão as diferenças mais visíveis (cadeira de rodas, alto, baixo, cego...). Montar um cartaz utilizando estas figuras.
Etapa 02:
Dividir a turma em grupos e distribuir revistas. Cada grupo
...