Projetos E Práticas Pedagogicas
Dissertações: Projetos E Práticas Pedagogicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaeliBToneto • 13/3/2014 • 4.016 Palavras (17 Páginas) • 789 Visualizações
Justificativas e Objetivos
Construir com o grupo o registro no diário e contribuir para aprimorar diversas formas de registro reflexivo que auxilie no planejamento e replanejamento de ações. .Orientar, subsidiar e mediar o processo de construção do PPP
Contribuir na formação dos professores e profissionais visando a qualidade educacional Socializar com o grupo escola todas as formações e informações da Secretaria de Educação
Contribuir cada vez mais para a efetivação da Proposta Curricular dentro da unidade escolar
Metodologia/Estratégias de ações pedagógicas
Subsidiar e acompanhar a formação semanal dos professores com textos pertinentes que contribuam com a Proposta Curricular.
Nos horários de formação e Reuniões Pedagógicas sistematizar a formações realizadas pela SME bem como ter a circulação de informações
Nos horários de formação estudar e levantar com o grupo reflexões sobre a Proposta Curricular para que esta se efetive cada vez mais nas ações em sala de aula no que se refere a aprendizagem dos alunos, nas relações e na clareza do que este documento representa
Tematizar práticas para que haja reflexão sobre a ação e trocas de experiências entre os parceiros por faixa etária, entre períodos e com parceiros mais experientes (dentro ou fora da unidade).
Estudo de textos do MEC fazendo uma interface com a proposta curricular e a formação . Viabilizar através das modalidades organizativas uma melhor organização da rotina escolar.
Coordenar a participação de todos os atores da comunidade escolar nas datas de reuniões, eventos, passeios e do calendário escolar em geral.
Uma Gestão Democrática e Participativa
“Uma Escola Cidadã se constrói a cada dia, com a participação de todos nós “
“Não existe ação reflexiva que não leve sempre a constatações, reparos, aprofundamentos e, portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros, na realidade.(Madalena Freire)
DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO
Gestão Democrática
É a construção coletiva de um projeto comum a todos os envolvidos que tenha como objetivo principal a qualidade e a garantia de que todos os atores da comunidade escolar sejam atendidos em suas reais necessidades e que as informações sobre as ações desenvolvidas na Unidade Escolar .
A gestão democrática passa pelas relações de trabalho, pela participação dos funcionários, professores, pais, alunos, comunidade em geral e coordenadores. Esta participação se dá de diferentes formas: através do Conselho Escolar, Conselho Mirim, pela participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, pelo processo eleitoral dos coordenadores, na integração da escola, da comunidade e do Grêmio estudantil.
Qualidade Social na Educação
A qualidade na educação se efetiva através da construção coletiva do PPP, que leva em conta o diagnóstico da comunidade, um olhar sobre os aspectos culturais, sociais e da diversidade, para com isso propor ações que atendam as necessidades da mesma.
Os objetivos, metas e ações são elencados tendo como foco a avaliação do plano anual anterior, para que possamos avançar nos aspectos: infra-estrutural, formação profissional e um bom atendimento á comunidade escolar.
Para que haja qualidade social na educação, é necessário um acompanhamento sistemático do Projeto Político Pedagógico, através de registro, avaliação do processo, cronogramas definidos com o grupo escola e o espaço de formação dos profissionais deve ser um momento de troca, integração dos segmentos e períodos. Uma construção continua e reflexiva sobre a práxis pedagógica.
Podemos destacar como qualidade social na educação os investimentos que a Prefeitura faz na contratação de assessores para abordagem de temas de interesse dos professores, na discussão do caderno de Diversidade (que integra a Proposta Curricular), na Educação de Jovens e Adultos através do EJA – OP (Orientação Profissional), na construção e implantação da proposta curricular com objetivo político claro que norteia todas as ações da Educação, na formação dos Coordenadores tendo como foco a Gestão Democrática e Participativa que leve uma reflexão e superação do modelo de sociedade vigente.
Acesso e Permanência
O acesso e permanência, perpassa pela garantia de acesso aos alunos através da divulgação das matrículas, das vagas, das visitas ao entorno da escola (conhecer a comunidade local), pesquisa para caracterização da Educação Infantil com o objetivo de traçar ações no plano de trabalho, considerando as necessidades dos alunos e da comunidade atendida, pelo respeito as diferenças e equidade.
Considerar que a escola precisa ter um olhar diferenciado para os alunos em suas especificidades seja ela de cunho intelectual, social ou cultural e que as relações e ações dentro do espaço escolar permeiam práticas que contribuam para que esse aluno sinta-se efetivamente participante.
Vale destacar o Projeto Educação Integrada que oferece oficina de capoeira para os alunos e comunidade.
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
Vivemos num mundo globalizado, em que o avanço tecnológico trouxe benefícios e malefícios às pessoas. De um lado fomos a lua, satélites, computadores, Internet, falamos com o mundo todo em tempo real e de outro lado nos desumanizamos através das guerras, preconceitos, discriminação (de raça, gênero, religião...) e desigualdade social.
O que vemos na realidade é uma inversão de valores, onde somos escravos do ter em detrimento do “ser humano”.
O Brasil tem chamado atenção do primeiro mundo no que diz respeito á natureza tropical, diversidade cultural, povo receptivo, pacífico e
...