Projeto de intervencao pedagogica
Por: josember • 18/10/2015 • Projeto de pesquisa • 11.379 Palavras (46 Páginas) • 707 Visualizações
Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto
Escola Estadual "Dom Silvério" - Mariana/MG
IV - DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DA ESCOLA - Problemas Institucionais:
Aspectos da Prática Pedagógica / Vida Escolar
Marco Operativo
Realidade da Escola
Problemas
GESTÃO ESCOLAR Participativa, democrática, articuladora, compromissada. Falta comunicação efetiva/ o colegiado não tem nenhuma repercussão no cotidiano da escola/ falta reconhecimento das atribuições de cada segmento
A Gestão Escolar ainda não está articulada para uma ação compromissada, participativa e democrática dificultando a integração escola/comunidade, as relações interpessoais e a realização de uma programação sócio cultural mais envolvente.
INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE Socializadora, articuladora, reconstrutora, participativa. Participação mínima da comunidade/os pais comparecem à escola apenas quando solicitados para discutir problemas relacionados ao filho.
PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL Envolvente, humanizadora, integradora. Falta realização de eventos sócio culturais/limita-se apenas à Feira Cultural.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Solidárias, tolerantes, transparentes, humanizadas. Solidárias e transparentes com algumas restrições/ envolvimento dos pais muito limitado/ muitos alunos sem perspectivas e entusiasmo para o estudo.
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR
Diversificado, flexível, formador, interativo. Padronizado/ não atende às necessidades dos alunos que trabalham(noturno)/ prende-se à legislação (horários e grade curricular rígidos)/fragmentado.
Atualmente o currículo escolar está organizado de forma fragmentada, distante do nível em que os alunos se encontram comprometendo a organização do Tempo Escolar de maneira flexível, interativo e formador .
CURRÍCULO/
CONTEÚDO
Real, globalizador, flexível, significativo. Tentativa de elaborar plano real e significativo partindo do nível do aluno/ o currículo não é globalizador/ é flexível em algumas disciplinas (professores)
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Valorização dos erros, problematizador, significativo, construtivo. Valoriza prioritariamente os acertos/ não tem contribuído para sucesso na aprendizagem (excesso de evasão, repetência e dependência).
O processo ensino aprendizagem não se estrutura de maneira desafiadora e signi-ficativa, interferindo no atendimento diferenciado aos alunos, na transformação do Espaço Escolar em ambiente formador. Na avaliação predomina o aspecto quantitativo, não valorizando os erros como uma construção do conhecimento.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR Transformador, estimulador,
Instigante. Limita-se sistematicamente às salas de aula e vídeo/ alguns professores buscam trabalhar com espaços formadores além do entorno da escola/ a estrutura da escola, atualmente, não permite flexibilizar e transformar.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Diagnóstica, qualitativa, formativa, processual. Conteudista/ ênfase no quantitativo/ diagnóstica apenas no sentido de detectar dificuldades do aluno.
ATENDIMENTO DIFERENCIADO AOS ALUNOS Diversificado, desafiador, baseado no diálogo, socializador. Não existe atendimento diversificado/ o professor procura atender dúvidas imediatas do aluno durante a aula/ falta monitoria.
PLANEJAMENTO DIDÁTICO Contextualizado, contínuo, baseado na ação-reflexão- ação. Falta maior contextualização e interdisciplinaridade/ a ação-reflexão-ação, quando acontece, é individual e aleatória; falta um consenso grupal .
O planejamento didático ainda não é contextualizado e globalizador e os recursos didáticos são insuficientes e pouco instigantes.
RECURSOS DIDÁTICOS Situações dialógicas e interativas, atrativo, rico, instigador.
Alguns professores utilizam estratégias que permitem o diálogo e interação entre os alunos/ precisa torná-los mais ricos, atrativos e instigadores.
Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto
Escola Estadual "Dom Silvério" - Mariana/MG
V - ESCOPO DO PROJETO:
PROBLEMAS AGRUPADOS
NECESSIDADES PRIORITÁRIA
OBJETIVOS
RESULTADOS ESPERADOS
AÇÕES/PROJE-TOS ESPECÍFICOS
PRODUTOS
A Gestão Es-colar ainda não está articulada para uma ação compromis-sada, participativa e democrática dificul-tando a integração escola/ comunida-de, as relações in-terpessoais e a rea-lização de uma pro-gramação sócio cul-tural mais envol-vente. Gestão escolar articulada para uma ação compromissa-da, participativa e democrática; permi-tindo a integração escola /comunidade, favorecendo as rela-ções interpessoais e a realização de uma programação sócio cultural mais envol-vente.
Reestruturar a Gestão escolar articulada para uma ação compro-missada, participativa e democrática; permitindo a integração escola / comunidade, as relações interpessoais e a rea-lização de uma pro-gramação sócio cultural mais envolvente.
• Dirigentes e gestores capacitados;
• Escola/comunidade mais integradas;
• Relações interpesso-ais mais solidárias;
• Capacitação dos dirigentes - PROGESTÃO;
• Formação continuada dos profissionais (projetos específicos);
• Criação da Escola de Pais;
...