Proposta De Intervenção
Casos: Proposta De Intervenção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ju3004al • 22/3/2014 • 2.129 Palavras (9 Páginas) • 405 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA. ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
Silvaneide Tenório da Silva
PROJETO DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ORGANIZACIONAL NAS SALAS DE VACINA NA CIDADE DE MACEIÓ/AL COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER UMA BASE DE DADOS QUE PROMOVA CONTROLE, ACOMPANHAMENTO E DISPOSIÇÃO DO REGISTRO DE DOSES DE VACINA APLICADAS.
Maceió, 2013
Silvaneide Tenório da Silva
PROJETO DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ORGANIZACIONAL NAS SALAS DE VACINA NA CIDADE DE MACEIÓ/AL COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER UMA BASE DE DADOS QUE PROMOVA CONTROLE, ACOMPANHAMENTO E DISPOSIÇÃO DO REGISTRO DE DOSES DE VACINA APLICADAS.
Projeto de proposta de intervenção organizacional elaborada como requisito parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Especialização em Gestão em Saúde ministrado pelo Prof. Dr. Paulo da Cruz Freire dos Santos.
Maceió, 2013
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho contempla uma proposta de intervenção organizacional que propõe mudanças no atual sistema de arquivo das salas de vacina da Rede de Atenção Básica a Saúde da cidade de Maceió/AL. Onde se propõe a substituição do atual arquivo por um arquivo permanente informatizado, o uso da tecnologia neste setor ira melhorar e agilizar o atendimento, pois o objetivo é desenvolver um banco de dados que facilite o acompanhamento da cobertura vacinal, a busca ativa por faltosos, sirva como referencia no processo de implementação de ações de saúde e possa ser acessado pelos indivíduos de qualquer computador desde que esteja conectado a internet, eliminando o transtorno de retorna a unidade de saúde onde foi vacina para procurar informações.
O problema elencado partiu da constatação diária da insatisfação de colegas de trabalho e usuários com o atual modelo de arquivo, que gera demora no atendimento, apresenta falhas na sistematização e resgate de informações que compromete de forma negativa a avaliação e monitoramento da cobertura vacinal.
2- DIAGNOSTICO DA SITUAÇÃO
Atualmente a cidade de Maceió conta com 60 salas de vacina e um Centro de Referência de Imunobiológico Especial (CRIE), que tem seu processo de informações administrado por um sistema manual de rotinas, através do preenchimento de formulários e impressos que com o passar do tempo vem se mostrado ineficiente, visto que diariamente o setor de vacinação coleta uma quantidade de informações que são fundamentais ao planejamento das ações em saúde, porém em plena era da tecnologia não dispomos de meios que possibilite acumular essas informações e transformá-las em referência na organização do processo de trabalho.
O atual sistema de armazenamento de informações é feito através do “Cartão de Controle” (impresso de uso interno da sala de vacina), que foi criado com o objetivo de facilitar o controle e acompanhamento do esquema vacinal dos usuários, porém com a conscientização da população sobre a importância da vacinação, nas ultimas décadas houve um aumento considerável da demanda por este serviço, que vem exigindo uma nova metodologia na organização do trabalho, visto que o sistema mencionado originou um acumulo de papel, que tem dificultado o registro de novos usuários, o resgate de informações e falhas no processo de coleta e registro das doses aplicadas. O que requer um sistema informatizado que gere um banco de dados integro, de fácil acesso, que permita acompanhar o esquema vacinal da infância a vida adulta.
2.1 Antecedentes
Com a municipalização da saúde em 1996, houve uma reestruturação da rede de atenção à saúde. Com o privilegiamento de ações voltadas a promoção e prevenção à saúde ações no campo da vigilância epidemiológica foram contempladas, na busca pelo controle e erradicação de doenças imonopreveníveis.
Nas ultimas décadas o Ministério da Saúde (MS) vem efetivando junto a Estados e Municípios empenho em aumentar a cobertura vacinal estruturou salas de vacina em todo o território brasileiro.
As salas de vacina é o local destinado ao armazenamento, preparo administração de imunobiológicos e registro de doses aplicadas. Este último critério é o objeto de estudo contemplado neste projeto de intervenção organizacional. A ficha de registro ou Cartão de controle é uma das ferramentas de organização do arquivo da sala de vacina, pois é nela que se registra individualmente as informações sobre as doses de vacina administrada em cada indivíduo.
De acordo com Souza o arquivo da sala de vacina foi criado com o objetivo de:
Centralizar dados registrados; controlar o comparecimento da clientela à vacinação; identificar e possibilitar a convocação dos faltosos à vacinação; avaliar as atividades desenvolvidas; contribuir para a manutenção da organização do serviço de saúde (2002, p.72).
Já a manutenção e organização deste arquivo para têm como objetivo.
Proporcionar um registro dos esquemas de vacinação completados; possibilitar um registro da clientela que iniciou o esquema e não o completou por motivo de mudança para outro município ou estado, por óbito, ou por ter completado o esquema em outro serviço; facilitar o fornecimento de dados e informações à clientela que perdeu ou extraviou o Cartão da Criança; fornecer subsídios para estudos e pesquisas, baseados no levantamento de informações contidas nesse arquivo; os cartões controle de criança com esquema vacinal completo deverão ser arquivados por
...