Propriedades Coligativas
Artigo: Propriedades Coligativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaalis • 21/9/2013 • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 706 Visualizações
Pesquisa – Química
Propriedades coligativas
Coligativas
As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil a um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução.
As soluções podem ser moleculares quando as partículas encontradas são moléculas e iônicas quando as partículas encontradas são íons.
Um efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil. Essa modificação só depende do número de partículas (moléculas ou íons) dissolvidas - e não de suas naturezas. Usamos a expressão soluto não volátil quando o ponto de ebulição do soluto for superior ao do solvente.
Sabemos que, para cada temperatura, a pressão de vapor de um líquido puro depende da fração de suas moléculas, que têm suficiente energia cinética para escapar da atração das moléculas vizinhas:
soluções contendo solutos não voláteis, podendo inclusive tratar-se de espécies iônicas ou moleculares. Em virtude dos efeitos coligativos dependerem do número de partículas presentes, e não da natureza dessas partículas (um mol de íons exerce o mesmo efeito que um mol de moléculas), o efeito será proporcional ao número de íons originados por fórmula do composto iônico (para solutos iônicos).
- Solução - são misturas homogêneas em que uma substância (em estado sólido, líquido - e até mesmo gasoso) é dissolvida num líquido.
- Solvente - é normalmente, o componente - líquido - de uma solução que dissolve um soluto.
- Soluto - é normalmente, o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.
- Pressão máxima de vapor - é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.
- Ebulição - quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.
- Congelamento - é a temperatura de passagem do estado líquido para o estado sólido.
- Osmose - é a passagem de um solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada através de uma membrana semipermeável.
- Fator de Van't Hoff - quantifica as partículas ionizadas ou dissociadas em uma solução:
1. Tonoscopia - também chamada de tonometria, é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor em uma solução pela adição de um soluto não volátil.
Quanto maior o número de mols de soluto na solução menor a pressão máxima de vapor. Por exemplo: a pressão máxima de vapor da água a 30° C é de 31,82 mm de Hg. Se for acrescentado 1 mol de glicose em 1L de água, a mesma temperatura, essa pressão baixa para 31,26 e para 2 mols 30,7.
2. Ebulioscopia - também chamada de ebuliometria, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um solvente com a adição de um soluto.
O aumento da temperatura de ebulição depende da quantidade de soluto no solvente.
3. Crioscopia - também chamada de criometria, é o estudo da diminuição da temperatura de congelamento de um solvente com a adição de um soluto.
O diminuição da temperatura de congelamento depende da quantidade de soluto no solvente.
4. Pressão Osmótica - quando se coloca as batatas descascadas e cortadas em uma solução de água e cloreto de sódio (NaCl), sal de cozinha, a tendência é que a batata desidrate (perca água). O fluxo se dá sempre do meio menos saturado para o meio mais saturado.
A pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicado ao sistema para impedir a osmose que depende da molaridade da solução.
O que acontece com o ponto de ebulição da água se adicionarmos sal de cozinha? Por que a água ferve mais rápido em locais de elevada altitude? Por que se adiciona sal nas estradas no inverno?
Estas perguntas estão relacionadas à propriedades que comparam o comportamento das soluções com o seu solvente puro.
São propriedades coligativas das soluções são aquelas que se relacionam diretamente com o número de partículas de soluto que se encontram dispersas (dissolvidas) em um determinado solvente. Dependem do número de partículas dispersas na solução, independente da natureza dessa partícula.
...