TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades mecânicas

Tese: Propriedades mecânicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

2.3.4 Propriedades Mecânicas.

As propriedades mecânicas necessárias para o aço atingir classificações de resistência mec|ânica mais elevada, como a classificação X80, segundo a norma API 5L, estão descritas na Tabela 5.

O limite de escoamento segundo a norma API 5L [2] é a tensão de tração necessária para produzir um alongamento de 0,5% do comprimento útil do corpo de prova, medido com um extensômetro. Para um tubo expandido a frio a norma exige que a relação entre o limite de escoamento e o limite de resistência (LE/LR) não ultrapasse 0,93 [2]. A relação entre o limite de escoamento e o de resistência do aço estudado por Bott [39] é de 0,85.

O limite de escoamento e resistência do aço para tubo API 5L X80 produzido no Brasil e estudado por Roza [19] é apresentado na Tabela 6.

O limite de escoamento no sentido longitudinal é maior que o do sentido transversal devido ao aumento de resistência mecânica obtido pela conformação mecânica. No sentido transversal a menor resistência mecânica é explicada pela ocorrência do efeito Bauschinger. Bott [39] cita que os aços bainíticos não possuem tendência de perder propriedades mecânicas após a etapa de conformação, ao contrário dos aços ferríticos-perlíticos.

O valor mínimo de energia absorvida no ensaio Charpy-V na temperatura de 0 ºC tem de ser maior que 68J no sentido transversal de laminação e 101J no sentido longitudinal, apresentando 40% da área da fratura com comportamento dúctil [3,19].

No aço estudado por Roza [19], o valor médio de energia absorvida em três corpos de prova foi de 207 J, com 100% da área fraturada apresentando comportamento dúctil e temperatura de transição dúctil-frágil (50% dúctil) abaixo de -60ºC. A Figura 10 apresenta a curva de transição dúctil-frágil do aço estudado por Roza [19].

O perfil de dureza do aço estudado por Roza et al. [19] apresentou comportamento homogêneo entre o metal de base, ZAC e metal de solda. O valor médio encontrado foi de 246 HV10, sendo o de maior valor (253 HV10) encontrado no metal de base e o menor (235 HV10) na ZAC.

Bott et al. [39] citam que as propriedades mecânicas do aço após a conformação podem sofrer alterações, devendo o produto acabado atender aos requisitos da norma API 5L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com