Prospecção Geofisica
Ensaios: Prospecção Geofisica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BellaC2015 • 21/3/2015 • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 547 Visualizações
A Geofísica é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e a evolução e dinâmica da Terra utilizando métodos físicos.
Geofísica é um ramo da Geociências que estuda determinadas propriedades físicas das rochas e minerais, bem como fenômenos associados à estas propriedades, com o objetivo de determinar a distribuição espacial dos materiais e estruturas que compõe o Planeta Terra.
A prospecção geofísica consiste num conjunto de trabalhos que inclui medidas dos campos físicos ou das variações na propagação de ondas até o estudo da relação das medidas obtidas com as feições sub superficiais.
A prospecção geofísica não é um trabalho realizado isoladamente, mas faz parte de uma sequência de trabalhos de reconhecimento, detalhamento e avaliação (ou cubagem) de uma área cujo fim é, em geral, a exploração de depósitos minerais de valor econômico até profundidades que chegam a cinco quilômetros, como é o caso da prospecção de petróleo. Por isso mesmo, a prospecção geofísica é também chamada de exploração geofísica.
MÉTODOS DE PROSPECÇÃO GEOFÍSICA
Os métodos são divididos em três grandes grupos:
Aerogeofisica;
Gravimetria;
Magnometria.
Aerogeofísica:
É a área da Geofísica que utiliza dados coletados a partir de aeronaves, tipicamente aviões e helicópteros, para caracterizar grandes áreas com interesse exploratório, tanto a nível de reconhecimento preliminar, visando a posterior aplicação de métodos geofísicos clássicos em regiões selecionadas, quanto a nível de detalhamento, objetivando melhorar a informação disponível em áreas previamente estudadas.
A maior novidade passou a ser o uso de aeronaves não
tripuladas,também conhecidas como Drones.
As principais vantagens do uso de Drones na aerogeofísica
A resolução e a precisão são maiores em comparação com a implantação de aeronaves tripuladas convencionais devido ao fato de que as UAS podem voar ao solo numa distancia muito menor
É rápido e flexível e de fácil implementação.
Ele é rentável e requer menos pessoal em comparação com plataformas geofísicos convencionais.
Geofisica Terrestre:
- Os levantamentos são realizados com equipes portando os equipamentos de medições (sensores e receptores), e se for o caso de produção do campo físico a ser utilizado (transmissores) e de registro dos dados (registradores). Todos os métodos geofísicos podem ser utilizados em levantamentos terrestres. Estes métodos a princípio foram desenvolvidos para este tipo de levantamento.
-Levantamentos Terrestres:
O processo de demarcação de uma área consiste de três etapas:
¾ projeção de uma linha mestra, em geral, paralela à direção esperada para as feições sob investigação , passando pelo centro da zona de maior interesse
( preparada com teodolito);
- ¾ abertura de picadas perpendiculares à linha base, que corresponde aos perfis (intervalos regulares de 25-500m, auxiliados com bússola, baliza e trena);
¾ demarcação de posições nas linhas transversais com estacas (ou piquetes), que correspondem às estações. Em geral, as estações são projetadas a intervalos regulares que variam de 10 a 200m, com auxílio de trena.
- Os levantamentos sísmicos podem ser realizados em cruz, leque e segundo outros arranjos.
Perfilagem geofísica
É o levantamento do perfil de um poço é a imagem visual em relação a profundidade de uma ou mais características ou propriedades das rochas perfuradas.Essas informações são obtidas a partir de ferramentas que são descidas pelo poço e os valores são captados e armazenados em arquivos digitais.Os perfis físicos de medição são genericamente chamados de perfis elétricos. Através da perfilagem podemos mapear o poço com gráficos ou figuras que nos mostram as áreas de interesse a serem trabalhadas , sendo necessário algumas técnicas auxiliares que complementam.
Principais Tipos de Perfis :
Raios Gama ( GR) : detecta a radioatividade total da formação geológica.É utilizado para identificação da litologia, identificação de minerais radioativos e calculo do volume de argilas ou argilosidade;
Neutrônico (NPHI): utilizados para a estimativa de porosidade, litologia e detecção de hidrocarbonetos leves ou gás;
Indução (II.D): fornece leitura aproximada da resistividade da rocha, contendo hidrocarbonetos, através da medição de campos elétricos e magnéticos induzidos nas rochas;
- Sônico (DT): mede a diferença nos tempos de transito de uma onda mecânica através das rochas . Sendo utilizado para estimativas de porosidade, correlação poço a poço, estimativas do grau de compactação das rochas ou estimativas das constantes elásticas, detecção de fraturas e apoio à sísmica para elaboração do sismograma sintético.
...