Proteção de estruturas contra emissões atmosféricas
Projeto de pesquisa: Proteção de estruturas contra emissões atmosféricas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandatenegremi • 23/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 306 Visualizações
NBR 5419
NORMA BRASILEIRAABNT NBR 5419:2005
Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
1. Objetivo1.1
Esta Norma fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargasatmosféricas (SPDA), para proteger as edificações e estruturas definidas em 1.2 contra a incidência direta dosraios. A proteção se aplica também contra a incidência direta dos raios sabre os equipamentos e pessoas que seencontrem no interior destas edificações e estruturas ou no interior da proteção imposta peso SPDA instalado.
1.2
Esta Norma é aplicável às estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrícolas,administrativos ou residenciais, e as estruturas especiais previstas no anexo A.
1.3
As prescrições desta Norma não
garantem a proteção de pessoas e equipamentos elétricos ou eletrônicossituados no interior das zonas protegidas contra os efeitos indiretos causados pelos raios, tais coma: paradacardíaca, centelhamento, interferências em equipamentos ou queima de seus componentes causados por transferências de potencial devidas à indução eletromagnética.
1.4
Esta Norma não se aplica a:a)Sistemas ferroviários;b)Sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica externos as estruturas;c)Sistemas de telecomunicação externos as estruturas;d)Veículos, aeronaves, navios e plataformas marítimas.
1.5
Esta Norma não contempla a proteção de equipamentos elétricos e eletrônicos contra interferênciaseletromagnéticas causadas pelas descargas atmosféricas.
1.6
A aplicação desta Norma não dispensa a observância dos regulamentos de órgãos públicos aos quais ainstalação deva satisfazer.
2 Referências normativas
As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescriçõespara esta Norma, As edições indicadas estavam em vigor no momenta desta publicação. Como toda norma estesujeita a revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência dese usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas emvigor em um dado momento.
ABNT NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão – ProcedimentoABNT NBR 6323:1990 – Produto de aço ou ferro fundido revestido de zinco por imersão a quente – EspecificaçãoABNT NBR 9518:1997 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas – Requisitos gerais EspecificaçãoABNT NBR 13571:1996 – Hastes de aterramento em aço cobreado e acessórios – Especificação
NORMA BRASILEIRAABNT NBR 5419:2005
3 Definições
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
3.1 descarga atmosférica:
Descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entrenuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères.
3.2 raio:
Um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.
3.3 ponto de impacto:
Ponto onde uma descarga atmosférica atinge a terra, uma estrutura ou o sistema deproteção contra descargas atmosféricas.NOTA Uma descarga atmosférica pode ter vários pontos de impacto.
3.4 volume a proteger:
Volume de uma estrutura ou de uma região que requer proteção contra os efeitos dasdescargas atmosféricas conforme esta Norma.
3.5 sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA):
Sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. E composto de um sistema externo e de um sistemainterno de proteção.NOTA Em casos particulares, o SPDA pode compreender unicamente um sistema externo ou interno.
3.6 sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas:
Sistema que consiste em subsistema decaptores, subsistema de condutores de descida e subsistema de aterramento.
3.7 sistema interno de proteção contra descargas atmosféricas:
Conjunto de dispositivos que reduzem osefeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do volume a proteger.
3.8 ligação equipotencial:
Ligação entre o SPDA e as instalações metálicas, destinada a reduzir as diferenças depotencial causadas pela corrente de descarga atmosférica.
3.9 subsistema captor (ou simplesmente captor):
Parte do SPDA destinada a interceptar as descargasatmosféricas.
3.10 subsistema de descida:
Parte do SPDA destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde osubsistema captor ate o subsistema de aterramento.
3.11 subsistemas de aterramento:
Parte do SPDA destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descargaatmosférica na terra.NOTAEm solos de alta resistividade, as instalações de aterramento podem interceptar correntes fluindo pelosolo, provenientes de descargas atmosféricas ocorridas nas proximidades.
3.12 eletrodo de aterramento:
Elemento ou conjunto de elementos do subsistema de aterramento que assegura ocontato elétrico com o solo e dispersa a corrente de descarga atmosférica na terra.
3.13 eletrodo de aterramento em anel:
Eletrodo de aterramento formando um anel fechado em volta daestrutura.
3.14 eletrodo de aterramento de fundação:
Eletrodo de aterramento
embutido nas fundações da estrutura.
3.15 resistência de aterramento de um eletrodo:
...