Pré Projeto
Pesquisas Acadêmicas: Pré Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marical • 1/3/2015 • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 496 Visualizações
Identificação
Nome: Andreia dos Santos RA: 4930921649
Marisa Aguiar RA: 4717875462 Cursos: Pedagogia/ Licenciatura EAD
Semestre: 6º semestre Polo: Anhanguera Taubaté II
Tema
A Escola no Século XXI e a Diversidade Cultural é o tema do presente pré-projeto. Tema Contemporâneo largamente explanado e discutido dentro do contexto escolar. Com uma gama imensa de autores que estudaram, pesquisaram e abordaram seus pontos de vistas sobre o atual assunto.
Fontes de pesquisas dos futuros educadores, sua importância se faz relevante, quando nos deparamos com um confronto de eras entre professores, dificuldades em inserir o novo devido a alguns profissionais da área estar arraigado a escola secular, aquele método, onde aprender era receber informações, isso nos levanta certo questionamento, será que as escolas estão preparadas para o século XXI, uma vez que a informação nos dias atuais está disponível a um simples clique no mouse, será diferente com seu filho.
Nenhuma outra área tem sido tão sacudida por essas questões como a educação, de fato a escola está apta para o século XXI.
Justificativa
A importância do tema pesquisado tanto para a sociedade, como para o meio acadêmico, se deve a constatação desse fato apontar a necessidade de um trabalho pedagógico, que venha minimizar as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, índices de repetência e evasão escolar.
Busca-se então destacar a importância do pedagogo escolar como articulador e orientador de professores, pais e alunos, no sentido de buscar alternativas de superação do fracasso escolar.
Afinal, diante de tanto recurso à escola do século XXI precisa estar preparada para receber também o aluno do século XXI, a pertinência desse fato esta relacionado às facilidades de pesquisa e ampla variedades de fontes de pesquisa para o educador que deseja manter-se atualizado, livros, internet, são exemplos de materiais do qual o educador pode valer-se para aprimorar, acompanhar e mediar esse aluno tão atual e interativo, que está inserido dentro de um contexto social que não para de evoluir, isso afeta de igual modo o meio Acadêmico que também deve estar em constante transformação, para acompanhar a realidade dessa sociedade dinâmica, com um tempo cada vez mais escasso.
Problema
Na escola do século XXI, os professores precisam estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada, informada e informatizada.
A avalanche constante do meio de comunicação em massa, como por exemplo, a Internet permite o acesso instantâneo à informação e os alunos facilmente buscam o conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição. Desta maneira os procedimentos didáticos, presentes nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediada pela rapidez das informações midiáticas, na qual o professor é um partícipe proativo que intermedia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada no construtivismo
sociointeracionista que, com os recursos disponíveis, levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento, como sugere Valente, (1999, p.22).
O educador deverá estar preparado para orientar e mediar às situações de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e ideias, o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social ao individual, como preconiza o ideário vygotskyano. O professor, pesquisando junto com os educandos, problematiza e desafia-os, pelo uso da tecnologia, à qual os jovens modernos estão mais habituados, surgindo mais facilmente à interatividade.
Bibliografia
BATISTA, João. A escola no século XXI – Educação, Ensino e Escola, São Paulo, Dez/2012. Retirado de http://www.aescolanoseculoxxi.com.br/ Acesso em 12/10/2014
MARIO, Blander. A escola no século XXI. Revista Super Interessante, São Paulo, julho/2013. Retirado de http://super.abril.com.br/cultura/escola-seculo-21-443947.shtm Acesso em 11/10/2014
Bibliografia e fontes indicadas para elaboração da pesquisa (livros, revistas, sites, jornais, vídeos, entrevistas, etc.). A listagem deve ser apresentada em ordem alfabética. A apresentação da bibliografia deve obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Identificação
Nome: Andreia dos Santos RA: 4930921649
Marisa Aguiar RA: 4717875462 Cursos: Pedagogia/ Licenciatura EAD
Semestre: 6º semestre Polo: Anhanguera Taubaté II
Tema
A Escola no Século XXI e a Diversidade Cultural é o tema do presente pré-projeto. Tema Contemporâneo largamente explanado e discutido dentro do contexto escolar. Com uma gama imensa de autores que estudaram, pesquisaram e abordaram seus pontos de vistas sobre o atual assunto.
Fontes de pesquisas dos futuros educadores, sua importância se faz relevante, quando nos deparamos com um confronto de eras entre professores, dificuldades em inserir o novo devido a alguns profissionais da área estar arraigado a escola secular, aquele método, onde
...