Psicologia Da Aprendizagem
Ensaios: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dielealmeida • 20/10/2014 • 1.364 Palavras (6 Páginas) • 304 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA – 3 º Semestre
Psicologia da Aprendizagem na Educação
Diele de Almeida Menezes RA:6503256275
Silvany RA
Kátia / RA
OSASCO/SP
Maio/2014
Sumário
Introdução
Desenvolvimento.................................................................................................
Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia..........
Tabela...........
Teorias Psicologia – aspectos conceituais.............
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano..............
Jogos Interativos..................
Conclusão............
Referências Bibliográficas...............
Introdução
A Psicologia da educação estuda a mente humana, a personalidade e como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia e as intervenções educacionais. o sentido e significado na aprendizagem escolar que ocupa um papel fundamental e de suma importância caracterizadas como espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar assim como espaço propicio para expressão das angustias e das ansiedades ao processo de formação.
E essa tarefa não cabe apenas aos poderes públicos, e sim, à sociedade como um todo, em particular os mais envolvidos diretamente no trabalho escolar,professores e alunos, que juntos poderão tornar os processos de ensino e aprendizagem mais significativos e realizadores.Se o professor planejar e executar uma ótima aula com recursos mais atualizados,as tecnologias mais avançadas,e a aprendizagem não ocorrer. As teorias cognitivas definem a aprendizagem como o processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano de organização interna do conhecimento.
Qual a Importância da Psicologia para a Pedagogia?
Existe atualmente uma coincidência em sublinhar, a partir de concepções e enfoques psicopedagógicos relativamente dispares a importância da aprendizagem significativa como elemento- chave da educação escolar. Esta coincidência é, sem dúvida, surpreendente na medida em que as práticas educacionais, tanto as escolares como as não escolares,constituem um âmbito de conhecimento e de atividade profissional melhor propenso a polêmicas e a pontos de vista desencontrados.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação .
Com este texto vemos que o aluno é levado a aprender por experiências, podemos citar as propostas pedagógicos inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação: o “principio fundamental dos métodos ativos: compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção “(Piaget, 1974)”. Pois com as informações e com as experiências propostas o educando busca aprimorar seus conhecimentos, ficando curioso e pesquisa assimilando de forma natural e quase espontânea o assunto proposto.
Tabela
Teorias Psicologia –aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional
Teorias Verbal Significativa
Estrutura cognitiva
Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, idéias, modelos)
Significado, interação e conhecimento
Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo aprendizagem significativa
Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que
o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.
O processo é dinâmico e vai sendo construído
Piaget
Teoria Genética da Aprendizagem Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.
Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.
O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento
Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.
Estágios do desenvolvimento: sensório-motor ( do nascimento aos 02 anos) pré-operatório ( 02 a 06 anos) operatório-concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal(12 a 16 anos).
Vygotsky
Teoria sócio cultural
Desenvolvida por Vygotsky.
As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.
...