Psicologia E Suas Contribuições Para A Educação Uma Análise Do Legado De Vygotsky
Ensaios: Psicologia E Suas Contribuições Para A Educação Uma Análise Do Legado De Vygotsky. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soraiarf • 15/2/2014 • 727 Palavras (3 Páginas) • 624 Visualizações
Psicologia e suas contribuições para a Educação
Uma análise do legado de Vygotsky
SORAIA RODRIGUES DE FREITAS*
Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir e analisar as contribuições da Psicologia para a Educação secular da época atual, tendo como estudo principal as obras e a atuação do bielorusso Lev Semenocitch Vygotsky (1896-1934).
Vygotsky, por força de seu posicionamento independente declarado e pelo seu interesse direto pela subjetividade, pela criatividade do sujeito humano, em especial no plano da linguagem, não recebeu a repercussão que merecia. Sua produção não foi valorizada e seus ensinamentos foram apreciados e respeitados por poucos colegas e discípulos.
Na verdade, somente hoje, passados muitos anos após sua morte, é que sua obra é considerada e estudada com o respeito que merece.
Discutiremos a seguir o papel deste estudioso da aprendizagem, que acreditava na qualidade do ensino e nas considerações do indivíduo como um todo (aspectos internos e externos), como passaporte para a evolução do aluno como ser humano e cidadão do mundo.
Palavras – chave: Vygotsky, contribuições, psicologia, qualidade.
1-Introdução
Segundo Goulart,
“ A Psicologia não pode se contentar em compreender o que ocorre dentro do indivíduo, mas precisa admitir que processos internos e externos têm uma significação anterior à existência do indivíduo, decorrente da história da sociedade na qual ele nasce e vive.” (GOULART,1987)
Vygotsky, na formulação da teoria sócio-histórica, aponta perspectivas entre o plano social e individual da ação do indivíduo e mostra que o desenvolvimento psicológico só ocorre quando o ser se apropria da maturidade e passa a praticar atividades associadas a ela. Este pensamento traz grande contribuição para a Educação, porque discute sobre as características psicológicas humanas, gerando questionamentos e formulando alternativas para o plano pedagógico.
Ao afirmar que o indivíduo demonstra sua forma de agir em atividades e sua consciência nas relações sociais, Vygotsky apresenta os caminhos para a superação da questão primária social-individual – a ação do ser é levada em conta a partir da sua maneira de agir dentro de um contexto social. Desta maneira o sujeito só é sujeito no contexto social ao qual está inserido. Assim, o psicológico só pode ser entendido nas dimensões social, cultural e individual.
2-A importância da mediação
Para discutirmos Vygotsky precisamos nos lembrar do que afirma Kohl:
“Existem três ideias centrais que podemos considerar como sendo os pilares básicos do pensamento de Vygotsky:
- As Funções psicológicas têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral,
- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico,
-A relação homem/mundo é uma relação mediada
...