TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

SEBRAE ao adotar junto ao grupo, um planejamento estratégico. Ferramentas como a Psicologia organizacional, Gestão de pessoas, Comunicação, clima e cultura e Ética e responsabilidade social aplicadas de forma objetiva, identifica habilidades, talentos em potencial e transforma os problemas em oportunidades com visão coletiva, fortalecendo suas bases sendo inovadora na rotina de alcançar e superar metas.

A história dos empresários se divide em dois momentos notórios, antes com uma crise interna e desordem organizacional e depois com um modelo apresentado.

2. Desenvolvimento

Temos a visão que o estresse é somente aquele que causa altos custos tantos pessoais e organizacionais como: assistência médica, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, dentre outros. Pois a visão do estresse é um estado emocional incômodo, decorrente da incerteza percebida pelo colaborador se será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho. Porém se buscamos na historia de nossos ancestrais o estresse era necessário para que houvesse mudança, para se adaptarem a uma nova realidade, dentro desse contexto podemos observar que no case.

O técnico do SEBRAE recebeu uma ligação de um dos sócios da empresa ancora que se encontrava naquele país importador. Pelo telefone, o sócio da empresa ancora informou que o pedido feito pelo comprador internacional seria produzido integralmente por sua empresa, uma vez que ela era a única detentora de infraestrutura capaz de atender com qualidade apresentada no primeiro embarque e que tinha sido aprovada no pedido anterior. Em suas palavras: “a pequena parcela enviada pelos pequenos produtores seria devolvida caso fosse embarcada”.

Podemos perceber que neste momento criou-se um nível de estresse enorme, pois o grupo de empresários formando para exportar pedras ornamentais foi traído por um membro que detinha infraestrutura melhor, atendendo as especificações do importador, mas diante da dificuldade encontrada os demais membros empresários não se abateram, usaram o estresse como ferramenta de mudança, ou seja, mesmo com os ânimos estressados os empresários lutaram até encontrar uma solução para entregar o produto para o importador.

Podemos identificar a estilo de liderança democrática, pois estimula o comprometimento e a responsabilidade dos subordinados através de uma atitude comunicativa e de facilitador do trabalho do grupo, estimulando a criatividade e a utilização do potencial de sua equipe, ou seja, podemos analisar que o intermediador do SEBRAE foi um líder democrático estimulando o grupo de empresários na busca o melhor material a ser exportado, foi mais um consultor que auxiliou os empresários a trilhar seus próprios caminhos; em um primeiro momento podemos destacar a existência de uma liderança Autocrática – que gerou um sentimento de menos valia e de incapacidade em seus liderados, que se sentiram inseguros e não assumiram responsabilidades diante do processo, estilo de liderança que foi detectado na empresa ancora que centralizou o processo dentro do grupo dos empresários e após a entrega do produto final ao importado reagiu de forma egoísta ao relatar que forneceria toda a mercadoria solicitada, posteriormente temos a liderança democrática exercida pela equipe do SEBRAE que estimulou o grupo de empresários no cumprimento da meta exigida pelo importador. O processo de desenvolvimento – que consiste em pelo treinamento, comunicação e gestão de mudanças, podem destacar que esse processo dentro do empreendimento é primordial, pois tem ênfase na melhoria da comunicação interna e externa, treinamento para os colaboradores e propicia uma gestão de mudança na organização, à gestão de uma organização requer muita dedicação e empenho dos gestores, porém nem sempre é isso que encontramos no cotidiano, ou seja, o líder precisa estar capacitado para conduzir sua equipe de forma bem coesa e transparente, direcionando os movimentos contrários para aspectos construtivos de mudança e criatividade e potencializar a cooperação entre membros.

A comunicação existente entre os empresários era muito falha, não tinha entendimento entre seus membros, existia é uma voz que comandava todos os demais empresários existia uma comunicação informal, o que não aconteceu entre os empresários foi uma comunicação formal, clara e transparente com feedback, pois cada um tinha um comportamento específico e não existia uma resposta dos processos executados, perante aos estrangeiros houve um falha em não criar um grupo para defender os objetivos comum do grupo e dar o retorno ao membros envolvidos. A cultura organizacional predominante era da empresa âncora, pois como a mesma de tinha uma estrutura melhorada, influenciando de forma impactante sobre as demais empresas de culturas fraca, a falta de conhecimento por alguns empresários acarretou em um amadorismo dentro de suas próprias empresas, ou seja, a falta de capacitação técnica, conhecimento de todos os processos existentes, ocasionando nas falhas ocorridas.

A ausência de valores – critérios que segundos os quais valorizam ou desvalorizam as coisas, os valores são as razoes que justificam ou motivam as nossas ações, tornando as preferíveis a outras, podemos destacar que a empresa âncora não respeitou seus valores ao fechar um acordo com os membros do grupo de empresários, segundo o artigo as nenhuma empresa de extração ou beneficiamento seguia plenamente a legislação ambiental vigente no país, após a criação do Consorcio Pedra Pádua Brasil ouve a mudança de mentalidade dos empresários que compõem o consorcio, a crescente preocupação com as questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com