Psicologia Organizacional
Artigos Científicos: Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fran_olive • 7/3/2015 • 697 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Psicologia Organizacional / ► Atividade Avaliativa 1 (AD1)
"Partindo da leitura da Unidade 1 do seu material didático, realize uma pesquisa (em livros, sites, teses, monografias etc) e fale sobre a relação entre a Administração Científica e o surgimento da Psicologia Organizacional. Não esqueça de fazer as citações corretamente e lembre-se que estaremos atentos a todo tipo de plágio (muito comum em tempos de internet). Bom trabalho!!!"
Com a Revolução Industrial houve muitas mudanças no campo da produção, principalmente no final do século XIX e início do século XX. . As grandes fábricas se tornaram a principal fonte de renda para as famílias que abandonaram sua vida no campo, em busca de uma vida melhor na cidade.
Como o trabalho deixou de ser manual e passou a ser industrializado, o que se procurava e se visava era uma produção em massa, mas com qualidade nos produtos, assim os funcionários eram submetidos a uma “robotização”, onde o que interessava era que deviam executar determinada função de maneira rápida, sem perder tempo, e deveriam fazê-la da melhor maneira possível.
Porém, todo esse mecanismo em que o ser humano era tratado como um escravo, sem possuir quase nenhum direito, já que mal podiam parar para descansar e comer, acabou por levá-los à exaustão, o que ocasionou uma queda considerável na produção.
Foi então que Taylor apresentou ao mundo das indústrias a teoria da Administração Científica, onde o ato de administrar uma empresa, uma fábrica, deveria ser tratado como uma ciência, buscando a melhor de maneira de se produzir, o que, logicamente, não envolvia apenas a gerência da fábrica, mas se voltava mais aos operários, que eram a força necessária para girar a roda da produção.
Assim, em seu livro Principles of Scientific Management (Taylor, 1911, pp. 36ss), Taylor esquematizou seus pensamentos em quatro princípios:
• substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento)
• selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)
• supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle)
• disciplinar o trabalho (execução)
Com o Taylorismo obteve-se grandes melhorias na produção, uma vez que se passou a colocar “o homem certo na função certa”, o que levou a benefícios para empregado e empregador: enquanto este ganhava em mais produção e produtos de melhor qualidade, aquele tinha seu salário aumentado, era mais capacitado e se sentia mais importante para a empresa.
Mas apenas se sentiam assim, pois, de fato, não o eram. Exemplo disso que o narra Idalberto Chiavenato, que diz que enquanto "Taylor preocupava-se mais com a filosofia – com a essência do sistema – que exige uma revolução mental tanto de parte da direção como da parte dos operários, a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com o mecanismo e com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica." (Chiavenato, 1993, p. 91)
De fato, como toda ciência, a Administração Científica via os
...