Psicologia Social
Trabalho Universitário: Psicologia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruleo • 9/9/2014 • 3.369 Palavras (14 Páginas) • 332 Visualizações
INTRODUÇÃO
Contestaremos neste trabalho uma analise do Filme tropa de Elite em uma visão social, e para isso introduziremos um o breve significado do que é cultura, tecendo a origem do homem, e suas diferenças, crenças e valores, com isso apontaremos as manifestações culturais presente no filme assistido. Iremos abordar no filme assistido dois conflitos sociais de mera importância e são eles: a derrota que o narcotráfico causa, e a aplicação da tortura utilizada pelo Bope, e seus efeitos. Sendo assim iremos justificar o Bope como um grupo de eficiência ou um caso contraditório com relação ao termo “combate a violência, com violência”.
REFLEXÕES SOBRE CULTURA
Analisamos que o conceito “cultura” é um termo de estudo utilizado por diversas áreas, mais especificamente pelas ciências sociais, para entender melhor o ser vivo. Sabemos que somos seres vivos pertencentes ao reino animal tecnicamente da espécie Homo sapiens, sendo isso que nos distingue das demais espécies. Aprendemos em biologia que os seres vivos que modificam os estado da natureza, e seria uma condição natural, e por ser natural significa que faz parte da cultura de cada ser, o que também difere o homem dos outros animais é a sua habilidade de modificar o meio em que vive com isto que o ser humano é considerado evoluído do que os outros animais podendo expor de formas mais adeptas de como é ser um ser cultural, diferentemente dos outros animais, por exemplo, que mostram em seu modo cultural inato, e que não aprende uma conduta, como no exemplo apresentado no artigo lido pelo grupo: Nas diferenças e igualdades: linhas tênues separam humanas e animais, com relação aos chimpanzés que ao longo dos anos eles aprenderam a quebrar coco com pedras apenas observando os adultos, embora sejam possíveis encontrar-nos mesmos atos inteligentes e uma capacidade elementar de raciocínio. No entanto o ser humano tem individualmente e como espécie a capacidade de romper na maioria das vezes boa parte do passado, questionar o presente e criar novidade futura, e o mesmo definindo o significado da sua própria cultura. Sendo isso definimos “Culturas” como múltiplas variedades de acordo com a diversidade dos modos de ser e viver das coletividades humanas.
Uma das primeiras definições de cultura foi dada pelo por um antropólogo inglês Edward B. Tylor (1932-1917), e concluem que cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Um pensador francês Félix Guattari (1930-1922) reuniu diferentes significados de cultura em três grupos, por ele designados: cultura valor, cultura-alma coletiva e cultura mercadoria sendo eles:
Cultura valor: é o sentido mais antigo e aparece claramente na idéia de cultivar o espírito, é o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não ou determinar se o individuo pertence a um meio culto ou inculto, definindo julgamento de valor sobre essa situação.
Cultura-alma coletiva: é o sinônimo de civilização, ele expressa a idéia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa concepção pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc.
Cultura mercadoria: “corresponde à cultura de massa”, ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado nem delimitação de um território especificam como no segundo, nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos como: os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas, filmes, discos e livros que estão à disposição de quem querem e podem comprá-los, ou seja, que estão disponíveis no mercado.
Manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite
O grupo analisou algumas manifestações culturais, dentre elas a existência de uma ONG instalada dentro da comunidade com o objetivo da inclusão social de pessoas, porem não é bem isso que acontece, pois a mesma é apoiada e financiada pelo narcotráfico r por políticos corruptos ajudando na lavagem de dinheiro, e no que seria outra manifestação cultural.
A visita do papa no Brasil também foi um grande evento cultural, apesar de o estado ser “Laico”, a maioria da população brasileira é católica, movimentando milhares de fieis sempre que ocorre uma visita papal.
O baile Funk vem sendo uma manifestação cultural muito difundida nas comunidades pobre do Rio de Janeiro, jovens que buscam diversão, vê no baile funk uma fuga da realidade de um cotidiano violento causado pelo domínio do tráfico nas comunidades.
PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL DIANTE DOS CONFLITOS SOCIAIS
A derrota social que o narcotráfico causa e o uso da força e tortura, um mal desnecessário.
Evidenciamos como um conflito de muita importância para a introdução do serviço social no auxilio deste problema, como tema principal do filme Tropa de Elite, (Brasil, 2007), o filme aborda o narcotráfico como uma guerra urbana e que está presente em todas as camadas social sendo isso abordamos esse como um dos conflitos. O narcotráfico é uma das maiores incidência deste conflito social, e está concentrada na maioria das favelas urbanas, pois é ele o grande responsável que alimenta a marginalidade e criminalidade de uma sociedade, sendo assim nos perguntamos por que as pessoas entram para o tráfico de droga sabendo que irá ser derrotado. Por ser um comercio lucrativo, o narcotráfico está cada vez mais se elevando e aliando-se com uma sociedade capitalista e que impera a riqueza e o contraste com uma extrema miséria, fome, violência e desemprego, e que a demanda são os menos desfavorecidos, como mostra no filme Tropa de Elite um trecho narrado pelo capitão nascimento (Wagner Moura) “não se sabe como começou a historia do baiano, mas eu sei como termina baiano, é o cara que comandava na favela da ONG, ele deve ter tido uma infância, ai ele menciona uma palavra de baixo calão, virar traficante deve ter sido a única opção do cara, o que me revolta mais, é o sujeito que nasce com uma oportunidade e termina entrando nessa vida”. No entanto entendemos da seguinte maneira quem pratica o tráfico irá ser derrotado.
Sendo isso os ditos barões do tráfico, se aproveitam da deficiência social para aliciar os derrotados socialmente, vitima de uma sociedade onipresente, sendo esses principalmente por crianças e adolescentes que no caso seria outra derrota de grupo social, em busca de um bem material, como roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos, etc., destinando funções de “funcionários
...