Psicologia e etica no ambiente de trabalho
Por: aline_raiodeluz • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 499 Visualizações
CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE BIOÉTICA[pic 1]
ENTIDADE MANTENDEDORA
CENTRO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE SALES REZAK LTDA
Rua da Glória, 52, Centro. Andaraí - Bahia. 46830-000
Fone: (75) 81087480. CNPJ 08.766.282/0002-25
Autorizo de Funcionamento: Processo CEE Nº 0040969-1/2009
Resolução CEE Nº 34/2015 Parecer CEE-87/2015 D.O 05/05/2015
ALIECI SANTOS
ALINE SANTOS
ALIX SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
“ A importância da Moral e da Ética no exercício da Enfermagem’’
[pic 2]
Andaraí – Bahia
2016
ALIECI SANTOS
ALINE SANTOS
ALIX SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
“A importância da Moral e da Ética no exercício da Enfermagem’’
Trabalho apresentado em requisito avaliativo a Disciplinas de: Psicologia Aplicada e Ética na Enfermagem, da Escola Técnica em saúde – Bioética .
Prof.a. Celuta Mara Guimarães
Andaraí-Ba
2016
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dia é comum se ver ou ouvi nas rádios, na televisão, em revistas noticias referente a ETICA PROFISSIONAL, onde muito se questiona o que fazer ? onde? Como ?O que ?Quando ? São vários questionamento que nos leva a refletir o que é certo ou errado no nosso dia a dia , e na área de enfermagem não vai ser diferente, existe normas e condutas a serem seguidas conforme a área e especialidades e funções exercidas , mas é um processo continuo que cada um tem sua contribuição e participação direta e indiretamente. Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
DESENVOLVIMENTO
Pra começo de historia vamos entender o que é ética e moral na sociedade e a relação entre ambas e os fins.
Onde ética é um “substantivo feminino”;1.parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.2.p.ext. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade."é. profissional"
Moral:
é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Pois De nada adianta ser um profissional competente, tentar dominar as regras que nos é apresentada e ter relações e contatos , no dia-a-dia, se não respeitar e nem agir conforme os padrões éticos estabelecidos pelas áreas e o ambiente em qual se encontra na sociedade ou em qualquer empresa.
Muitos pensam, com equivoco , que ser ético é simplesmente não roubar ou fraudar a empresa. Na verdade, atos mais simples, como pegar algo emprestado e não devolver, usar o telefone ou computador da empresa para buscar um novo cargo ou emprego ou, ainda, enrolar o superior fingindo que trabalha enquanto conversa na internet ou mexe no celular constantemente ou redes sociais, tudo isso e um pouco mais são comportamento tão condenáveis quanto o primeiro.
...