Psicologia no brasil
Por: Julia Braga • 3/9/2015 • Artigo • 630 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
A contribuição da psicologia escolar na prevenção e
no enfrentamento do Bullying
Introdução
Nos últimos anos, essa violência vem causando inúmeros problemas para pais e educadores. Não sendo um acontecimento antigo dentro das escolas, o bullying só tomou forma e ganhou nome especifico a partir da década de 80, quando o Norueguês Olweus definiu-a pelos atos agressivos, antissocias e agressivos que acorria entre os estudantes.
O Bullying ocorre mais na area escolar, mas ele não é um problema só da escola e sim de toda sociedade. Ele gera problemas de longo prazo, causando graves danos ao psiquismo e interferindo no desenvolvimento emocional, socioeducacional e cognitivo.
A escola é um contexto que propicia desenvolvimento de habilidades, competências, formação e desenvolvimento de conceitos, saberes e opiniões, por isso tem o papel fundamental de buscar alternativas para o enfrentamento e prevenção do bullying. Tendo essa perspectiva, afirma-se a da inserção do psicólogo na área escolar, objetivando a ajudar na prevenção e enfrentamento da violência no contexto em que ocorre.
Fenômeno bullying
“Entende-se por bullying um fenômeno que se refere a ações agressivas e gratuitas contra uma mesma vítima, que ocorrem num período prolongado de tempo e são marcadas pelo desequilíbrio de poder. Ele difere de outros tipos de agressões justamente pelo fato de ser um comportamento repetitivo, deliberado e intencional, não se referindo a divergências de ponto de vista ou de ideias contrárias que provocam desentendimentos e brigas” (Fante, 2005, 2008a).
Esses atos repetitivos e prejudiciais ocorrem de varias formas, com isso o bullying pode ser clascificado como direto, que é quando as vitimas são atacadas diretamente com apelidos, agressões físicas, ameaças, roubos, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram mal estar aos alvos. E indireto, que gera a exclusão social na vitima. Com toda tecnologia dos ultimos anos, outra modernidade começou a surgir: ciberbullying, que se caracteriza pelo envio de e-mails, mensagem de celular, fotos pessoas difamatorios. Os agressores que utilizam o ciberbullying se motivam pelo anonimato, pois utilizam apenas apelidos ou se fazem passar por outras pessoas.
Os autores de bullying são aqueles que praticam as agressões contra os colegas, vitimizando os mais fracos e usando a agressividade para se impor e liderar algum grupo. Costumam humilhar os colegas para serem valorizados socialmente. São geralmente muito habilidosos ao usar esse poder com colegas mais vulneráveis e que não conseguem fazer frente às agressões (Schäfer, 2005).
Consideram-se alvos os alunos que estão expostos de forma repetida, e durante algum tempo, às ações negativas praticadas por um ou mais alunos no ambiente escolar (Antunes & Zuin, 2008). As vitimas podem sofrer silenciosamente, sendo chamados alvos tipicos ou podem agir de maneira impulsiva, provocando e agredindo outros colegas, esses se denominam alvos provocadores, ou agressores.
...