Publicidade No Rádio
Dissertações: Publicidade No Rádio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliisousa • 6/4/2014 • 339 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Publicidade no Rádio
Em 1º/março/1932, o presidente Getúlio Vargas, autorizou e regulamentou a publicidade e a propaganda pelo Rádio, embora no primeiro ano de funcionamento experimental era vedada a veiculação comercial. A primeira manifestação publicitária no Rádio não ia além do anúncio dos nomes dos patrocinadores, sem qualquer produção diferenciada que os destacassem do contexto do programa. Muitas vezes os anúncios veiculados em jornais e revistas eram simplesmente lidos da mesma forma como eram as notícias retiradas daquelas fontes, sem qualquer tratamento especial de texto que considerasse as características peculiares do receptor ouvinte.
Já no ano de 1932 a verba publicitária destinada ao Rádio superava a verba destinada a painéis e cartazes. Com o investimento publicitário as emissoras de rádio começam a desenvolver e popularizar sua programação, contratando “corretores de reclames”, responsáveis por “alugar” o tempo publicitário dos programas aos comerciantes e industriais que se instalavam no país a almejavam progresso. O grande representante destes primeiros profissionais da propaganda no Rádio foi Ademar Casé.
Grandes marcas e produtos ficaram conhecidos pelo sucesso dos seus jingles. Alguns lembrados apenas pelos mais velhos, outros que fazem parte do nosso cotidiano. Abaixo alguns exemplos de jingles famosos:
Anos 50/60 : Creme dental Eucalol, Melhoral, Creme Rugol, Kolynos, Casas Pernambucanas, Cobertores Parayba, Grapete.
Anos 70 : Pepsi-Cola, Duchas Corona, Guaraná Antarctica, Rocambole Pullman, Cornetto Gelatto.
Anos 80 : Mappin, Suflair, Good Year, Drops Kids. Anos 90 Ë Varig, Soda limonada, C&A, Gelatina Royal, Cerveja Brahma, Guaraná Antarctica .
Curiosidade :
• Eucalol era um dos principais anunciantes da rádio nacional, e ele era tão importante que existiam programas de rádio com o nome eucalol. Era comum antigamente , em que os comerciais como uma estratégia da política de boa vizinhança norte americana, fizessem programas com o nome do anunciante , porque era uma tentativa de vender a produção que ficou encalhada, por causa da crise da bolsa de 29 e toda aquela estratégia de fazer mercado exterior, e com isso utilizaram o rádio pra fazer mercado externo.
...