QUAL É A ANÁLISE SWOT
Seminário: QUAL É A ANÁLISE SWOT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romynho • 21/11/2013 • Seminário • 441 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
O QUE É A ANÁLISE SWOT
A análise SWOT é uma forma muito difundida de fazer o diagnóstico estratégico da empresa. O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura econômica, das imposições legais, etc. O modelo SWOT é também conhecido como o modelo de Harvard, já que a sua metodologia se baseia no modelo de Harvard. SWOT é a junção das iniciais (em inglês) dos quatro elementos-chave desta análise estratégica. A saber:
• Strenghts – pontos fortes: vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes
• Weaknesses – pontos fracos: desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes
• Opportunities – oportunidades: aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa
• Threats – ameaças: aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
A ideia é a de avaliar, através de uma reflexão aprofundada na qual deve participar os gestores da empresa.
O ser humano é compreendido por três energias básicas: o pensar, o sentir e o querer (PSQ). Cada indivíduo possui uma delas mais desenvolvida que retratam seu jeito de ser e sua forma de ver o mundo. Para haver a mudança pretendida ou resultado desejado pelo grupo do projeto, é necessário buscar o equilíbrio.
Surgem decisões fortemente emocionais, racionais ou situacionais, nem sempre as mais adequadas para determinadas circunstancias. Os conflitos aparecem quando o impacto de uma decisão ou uma ação atinge o grupo com uma dimensão psíquica (sua energia), diferente daquela de quem tomou a decisão. O conflito é inevitável em um ambiente de projeto e entre as diversas fontes de conflitos incluem-se os estilos pessoais.
Pensa-se emocionalmente, de forma flexível, construtiva e contextual. O ser humano não é uma máquina e sim um individuo com diferentes experiências de vida, expectativas, emoções, formações, subjetividades e por isso pode compartilhar, construir conhecimento em grupo, mas precisa de um ambiente adequado e uma intimidade conquistada.
Enfim, apesar desses amigos terem planejado a expedição por um tempo, ter ser conhecido, se preparado psicologicamente e fisicamente, na pratica não foi bem assim que aconteceu. Somente um deles conseguiu alcançar o objetivo, ouve conflito entre outros, então em minha opinião não ouve sucesso nessa expedição.
3 CONCLUSÃO
A Importância da aprendizagem de grupo e do compartilhamento para uma organização que buscam evoluir nas suas capacidades de gerenciamento de projetos e de criação de conhecimento. O compartilhamento deve permear os cinco grupos de processos do PMBOK® (Iniciação, Planejamento, Execução, Planejamento e Controle e Finalização).
...