TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pratica De Ensino Comunidade Na Escola

Artigo: Trabalho De Pratica De Ensino Comunidade Na Escola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Pais que trabalham demais e até em mais de um emprego, muitas vezes para sustentar suas familias que alguns casos são numerosas. Tentam de tudo para garantir um certo conforto e alcançar um modelo ideal, socialmente referenciado. Tais fatores não permitem que seus pais tenham tempo disponivel para acompanhar o crescimento de seus filhos e a vida escolar.

De acordo com Sá (2003), a questão da participação dos pais na vida de seus filhos, se encontra num contexto atual "... marcado por discursos e ideologias de feição neoliberal que reconceituam o cidadão como consumidor e em que o imperativo da modernização se sobrepõe às preocupações com a democratização..." (p.70).

Sá (2003), acrescenta que existem formas de participação diferentes dos pais na escola: "Não basta, contudo, saber em que momento ocorre a participação (se antes, durante ou depois do processo da tomada de decisão); importa também saber qual a proporcionalidade da representação e a substância da própria participação." (p.70)

VISANDO PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

PROGRAMA ESCOLA DA FAMILIA

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de abrir as portas das escolas estaduais aos finais de semana, o projeto cria uma cultura de paz, aprendizagem e recreação, despertando potencialidades e ampliando os horizontes culturais de seus participantes.

Aberto a toda comunidade, o Escola da Família promove atividades e oficinas tanto para os alunos como para seus familiares. Cerca de 18 mil bolsistas universitários acompanham e auxiliam as atividades propostas pelo programa.

Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.

Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

Em diversas regiões do Estado, as escolas públicas constituem o principal – ou, muitas vezes, o único – equipamento público, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura.

Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa.

Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade.

Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 310,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.

Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.

Até o início de 2009, mais de 80 mil universitários já fizeram parte dessa trajetória, beneficiados pelo Programa Bolsa Universidade, atuando nos espaços escolares como Educadores Universitários.

Abrangência

Ref. Junho/2012

Diretorias de Ensino 91 (todas)

Municípios 619

Escolas Estaduais e Municipais 2.685

Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica, Supervisores, Gestores (Diretores, Vice-Diretores, Professores Coordenadores) e Educadores Profissionais 4.269

Educadores Universitários 15.411

Voluntários 15.263

Relatorio Mensal Geral

Informações sobre o número de: escolas, faculdades conveniadas, educadores universitários, educadores voluntários, profissionais do Programa, atividades e participações.

ESCOLAS

ESCOLA PARTICIPANTES

REDE ESTADUAL MUNICIPAL TOTAL %

CEI 1.588 257 1.845 69%

COGSP - GRANDE SP 416 34 450 17%

COGSP - CAPITAL 390 - 390 15%

TOTAL 2.394 291 2.685 100%

Fonte: escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Data base: junho de 2012

FACULDADES CONVENIADAS

Número de faculdades e cursos do Programa

REDE FACUL DADES % CURSOS %

CEI 153 71% 1.276 56%

COGSP - GRANDE SP 23 11% 266 12%

COGSP - CAPITAL 40 19% 724 32%

TOTAL 216 100% 2.266 100%

Educadores Universitários

Número de universitários participantes do Programa

REDE ESTADUAL % MUNICIPAL % TOTAL %

CEI 9.240 64%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com