Quais os benefícios da ginástica
Artigo: Quais os benefícios da ginástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/9/2013 • Artigo • 338 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE- UNIDADE II
NÚCLEO BÁSICO C- ENGENHARIAS- TURMA 111
ERGONOMIA
E
SEGURANÇA DO TRABALHO
Tema: Ginástica Laboral
BELO HORIZONTE- MG
SETEMBRO/ 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------- 04
2. O QUE É GINÁSTICA LABORAL?---------------------------------------------------- 05
3. HISTÓRIA ----------------------------------------------------------------------------------- 06
4. DOENÇAS/ LESÕES X TRABALHADORES---------------------------------------- 07
5. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA? ---------------------------------------- 09
6. CLASSIFICAÇÃO DA GL --------------------------------------------------------------- 12
7. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------- 13
8. ANEXO --------------------------------------------------------------------------------------- 14
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------- 17
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a Wikipédia: “A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais...”
Neste trabalho buscamos explanar de maneira clara e objetiva quais os benefícios da adoção da ginástica laboral nos ambientes de trabalho dentre outros assuntos relacionados ao tema em questão.
2. O QUE É GINÁSTICA LABORAL?
Como mencionado anteriormente e bem descrito pela Wikipédia, a ginástica laboral trata-se de uma atividade física destinada aos trabalhadores que visa dentre outras coisas a reeducação postural, alívio do estresse gerado nos ambientes de trabalho. Tal método de tem por finalidade promover a saúde e prevenir a ocorrência de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Ao adotar o programa de Ginástica Laboral a empresa deve estar atenta para que este seja desenvolvido visando compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando. Ou seja, não basta apenas implantar um programa de GL (Ginástica Laboral), este precisa ser desenvolvido especialmente para o público a ser atingido.
Assim como em qualquer atividade física, a ginástica apesar de não expor os colaboradores às cargas excessivas deve respeitar a capacidade de cada indivíduo.
As sessões para que sejam satisfatórias, devem ter duração 10 a 15 minutos diários, apresentando assim um resultado significante na musculatura (flexibilidade e força).
3. HISTÓRIA
O Primeiro registro localizado à respeito da Ginástica laboral trata-se de um documento do início do século XX, onde nota-se que a mesma surgiu por ocasião do progresso da Revolução Industrial. Tal documento é orig
...