Qual A Finalidade Do Ser Humano
Exames: Qual A Finalidade Do Ser Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LELIANA • 17/4/2014 • 495 Palavras (2 Páginas) • 696 Visualizações
UNIDADE 1 – SER HUMANO E SOCIEDADE: CONTEXTO HISTÓRICO
Centro Universitário Claretiano
Antropologia, Ética e Cultura
Biologia - Licenciatura
LELIANA DOS SANTOS SENA
Qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário, da ciência?
O ser humano nos dias de hoje é considerado pelos pensadores um ser de dimensões, pois não só experimenta o mundo, mas a si mesmo. O homem é totalidade e não pode ser visto separadamente, fragmentado, como acontece na sociedade atual. A pessoa é vista como parte das transformações e modificações. O ser humano é um ser em construção.
O ser humano é um ser que procura a entender a si mesmo, mas muitas das vezes não se conecta a si próprio, ou seja, não se olha pra dentro de si, talvez se precise de uma reflexão sobre seus atos, portanto colocam-se várias questões em seu modo de vida, fazendo assim muitas e muitas pergunta a si mesmo, Quem sou eu? O que será de mim? Para onde irei? Com isso colocam-se em prática muitos pensamentos, mas nenhum se concretiza com uma finalidade ou uma resposta concreta sobre tudo que se vivenciou até o momento.
Desde a antiguidade, o homem é apresentado tentando descobrir sua origem. Entendendo-se a si mesmo e ao mundo em que vive, ele percebe que ambos não se opõem, mas constituem-se numa unidade dialética, pois convive em um mundo pessoal. Como pessoa individual, ele possui singularidade e repetibilidade; constitui-se a si mesmo na liberdade, na auto decisão e na auto responsabilidade. Como ser social o homem não vive sozinho; ele vive numa relação constante com o outro e com o mundo.
Vivemos em um mundo muito evoluído onde somos deparados por milhões e milhões de espécies e seres viventes muitos ainda desconhecidos pela ciência. Pondo muitas questões em prática, o ser humano tem uma estrutura bem sucedida, pois cada pessoa é um ser único, cada um tem suas próprias ideias, mesmo não às colocando em prática.
Na atual sociedade capitalista o neoliberalismo coloca toda a sociedade envolvida em uma lógica tecnicista, excluindo quem não se adapta a ela. Possui um modo individualista, um sistema que reduz a pessoa a uma máquina de fazer e consumir.
O valor do ser humano está no que ela produz e pelo que ela consome. Enquanto produz, ou seja, enquanto possui tem ainda alguma possibilidade de ser considerado pela sociedade, se não produz nada, só terá lugar se tiver posses o suficientes para consumir, com isso as pessoas nunca estão satisfeitas com o que possui. O individualismo carrega consigo todo envolvimento de uma sociedade competitiva onde o sucesso individual esta acima de qualquer outro.
O mercado de forma contraditória impulsiona as pessoas para um modo competitivo e individualista de ser e viver.
É preciso procurar nos conhecer, a aprender a fazer, a conviver com os outros e aprender a ser. Independente de sua origem racial, de sua cor, de sua fé e de sua profissão, o ser humano antes de tudo, uma pessoa que tem direito e deveres.
...