Qual O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"?
Artigo: Qual O Sentido Prático, No Trecho Destacado, De "empirismo E Improvisação"?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danielaim • 22/11/2014 • 208 Palavras (1 Páginas) • 251 Visualizações
O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e
desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:
Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?
A administração enquanto ciência surgiu com o desenvolvimento das teorias de Taylor. Até este momento, o trabalho realizado era baseado nas experiências do próximo, ou seja, o trabalhador era influenciado pelo meio. O mesmo aprendia seu trabalho observando o colega ao lado e tentava fazer da mesma forma, não havia um profissional especializado, todos faziam tudo. Inclusive, a direção das empresas em muitos casos desconhecia o próprio processo de produção.
Como não havia padronização e profissionalização, o trabalho era improvisado, com isso cada trabalhador desenvolvia suas atividades com o que tinha-se à mão. O resultado desse processo era a falta de qualidade, baixa produtividade e desperdício de tempo.
Já com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentaram consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.
...