Qual a importância do empreendedorismo
Por: tiagoanhanguera • 5/5/2015 • Dissertação • 638 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
Escola Técnica de Brasília 03 de junho de 2014
Professor: Ozias Disciplina: Empreendedorismo
Aluno: Tiago do Amaral Teles Curso: Eletrotécnica Turma: 4º J
Questão 01: Qual a importância do empreendedorismo na formação das riquezas de um pais?
Cada pais trás na sua história uma serie de eventos que podemos chamar de, fatos cruciais para o seu desenvolvimento, na maioria das vezes as pessoas não percebem, mas esses fatos estão ligados diretamente com o crescente desenvolvimento do pais. São esses os momentos em que o empreendedorismo esta ligado direto com a evolução de um pais.
Um grande exemplo de empreendedorismo ligado as riquezas de um pais, foi o período da mineração no Brasil no século 17. Esse período foi crucial para o nosso desenvolvimento econômico, pois com a mineração começando forte no sudeste da colônia, iniciou-se um fluxo populacional muito grande, vindo de Portugal e de outras áreas da colônia.
Fluxo esse que começou a movimentar e caracterizar um comércio muito grande de ouro, pedras preciosas, comida, especiarias vindas do oriente e inúmeras outras mercadorias. Com isso iniciou-se a formação de região mais populosa e mais rica do nosso pais.
Depois de analisarmos bem a situação da mineração no Brasil, podemos perceber que esse é um grande exemplo de empreendedorismo na história de um pais, tão importante não só pelas suas riquezas da terra, mas por ter proporcionado um comercio forte, aonde novas idéias surgiam e criando as conexões que movem a vida, assim gerando cada vez mais lucro ao pais.
Questão 02: Apresentação e argumentação: Mitos e realidades.
(a) Uma pergunta que constantemente é feita, as pessoas nascem empreendedoras ou podem ser formadas?
Muitas pessoas já são empreendedoras de natureza, mas é possível também, que aquelas que não nascem com esse dom possam aprender com a busca do aprimoramento, conhecimento e desenvolvimento de suas idéias, elas vem a desenvolver o seu potencial para empreender, algumas vezes até melhor que os empreendedores de berço.
(b) Qualquer um pode começar um negócio?
Os empreendedores que conseguem enxergar a diferença entre uma idéia e uma oportunidade e pensam grande o suficiente, tem mais chances de alcançar o sucesso em seus negócios, não basta ter uma boa idéia, tem que haver a idéia junto com a oportunidade, fazendo assim um casamento com as duas. Isso então nos leva a crê que todos podem começar um negócio, mas nem todos conseguem fazer o seu negócio a prosperar.
(c) Empreendedores querem o espetáculo só para si?
Não, o empreendedor jamais pode pensar só em si mesmo, pois precisa das outras pessoas que tem idéias parecidas ou não para concluir o seus projetos, tendo em vista que, quanto mais pessoas trabalhando em algo mais idéias surgirão.
(d) O dinheiro é o mais importante ingrediente para começar um negócio?
Bom com certeza o dinheiro e uma das partes mais importantes para se começar um negócio, mas não é ele sozinho que vai fazer com que o negócio de certo, se não tivermos planejamento e boas idéias de como administrar a empresa acabamos entrando na estatística das pessoas que começam um bom negócio mas não conseguem prosseguir.
...