Qual é a importante oferta e demanda de formação de preços?
Tese: Qual é a importante oferta e demanda de formação de preços?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mah1989 • 25/11/2014 • Tese • 609 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
Qual a importante proposta da oferta e da demanda na formação do preço?
A Lei da Oferta e Demanda é considerada como um dos princípios básicos, aliás quase um sinônimo, da teoria econômica. O desejo dos indivíduos determinará a magnitude da demanda e a produção das empresas determinará a magnitude da oferta. O equilíbrio entre demanda e a oferta será sempre atingido pela flutuação do preço.
A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços. Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço. A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.
No gráfico a seguir mostra a questão do equilibrio e estabilização sobre o preço:
Agente Econômico
Um agente econômico é qualquer entidade que pertence e atua num determinado sistema econômico. Pode ser uma pessoa, tomada individualmente, ou uma pessoa coletiva – (empresa, cooperativa, órgão governamental, etc.
Os agentes econôminos são:
As Famílias – que têm o objetivo de satisfazer suas necessidades;
As Empresas – que têm o objetivo de maximizar seus lucros;
O Governo – que tem o objetivo de ampliar o bem-estar social.
De que forma o aumento da demanda afeta o custo logístico das organizações sobre o aumento de 5% no combustível em 2014?
As recentes e crescentes dificuldades para a garantia do abastecimento de derivados de petróleo no Brasil suscitam a busca de soluções de curto e longo prazo, as quais dependem de investimentos e incentivos visando à ampliação da oferta, à redução da demanda e à à otimização da infraestrutura de logística. Ademais, os cenários que preconizavam expectativas de autossuficiência, e mesmo de exportação de derivados, no horizonte de 2020, parecem definitivamente ultrapassados. Ao contrário, a dependência das importações tem se ampliado e gerado efeitos perversos sobre a balança comercial do país.
Tais dificuldades revelaram, ainda, que parte significativa do problema de abastecimento tem raízes em fatores que caracterizaram a recente evolução do comportamento da demanda de combustíveis e derivados no Brasil. Alguns desses fatores são largamente conhecidos, outros merecem ser melhor investigados, a fim de se garantir a segurança do abastecimento. Uma primeira análise desse conjunto de fatores é tema da seção 2 deste informe, que destaca os traços marcantes da evolução da demanda ao longo da última década.
A terceira seção dedica-se à avaliação das perspectivas de evolução da oferta de derivados até 2020. Além de uma breve apresentação do cenário atual da produção
...