Qualidade De Vida
Artigo: Qualidade De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zequi • 26/3/2014 • 3.205 Palavras (13 Páginas) • 386 Visualizações
2-Qualidade de vida
é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveisTer qualidade de vida é uma busca constante e hoje parece estar mais fácil de ser alcançada, porém é preciso cuidado, pois infelizmente boa parte da população ainda se vê em uma vida repleta de problemas e longe de ser a vida ideal. Nunca se abordou tanto um assunto
como qualidade de vida. Os aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva são relacionados à qualidade de vida.
3-Bem -estar
O bem-estar, o respeito de limites dos padrões da sociedade, conservação de seu equilíbrio, as necessidades biológicas satisfeitas, ou seja, as boas condições gerais de vida individual é o conceito de uma boa qualidade de vida.
O conceito de que uma qualidade de vida vem de ter uma boa saúde física e mental, não é completa o assunto abrange-se muito mais do que a boa convivência consigo mesmo. Hoje a sociedade brasileira se considera tendo uma melhor condição de vida, pois boa parte das famílias já têm acesso à casa própria, automóveis, internet e muitos equipamentos tecnológicos, mas ainda assim, falta muito para que as pessoas possam realmente ter uma boa qualidade de vida.
Inclusive já existente no Brasil a Associação Brasileira de Qualidade de Vida que tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento de profissionais voltados para atuação em qualidade de vida. A ABQV trabalha divulgando tendências, fazendo palestras provocando discussões e reflexões, formando opiniões sobre padrões, ambientes saudáveis e estilo de vida.
Publicidade:Porque as pessoas precisam descobrir o que realmente irá lhe garantir uma boa qualidade de vida e até que ponto vale a pena sacrificar-se para alcançar tais resultados. A busca incansável pela qualidade de vida esta fazendo com que a população esteja migrando para melhoria, infelizmente essas melhoras muitas vezes não são alcançadas pelo imigrantes que acabam encontrando outras dificuldades para o seu cotidiano.
Um bom exemplo temos no crescimento das favelas, pessoas que saem de várias regiões em busca de uma vida melhor e ao chegar nos grandes centros urbanos não se veem preparadas para o mercado local e ficam excluídas da sociedade. Ter um estilo de vida saudável é muito importante, atividade física, boa nutrição e do bem-estar não só consigo, mas mantendo uma boa convivência na sociedade, tudo isto aumenta sua qualidade de vida. Importante também é preocupar-se com os outros membros da sociedade em que vivemos, ajudando na medida do possível às pessoas mais necessitadas.
4-Qualidade de vida e serviço
As empresas e órgãos que lidam com pessoas interna e externamente buscam lhe proporcionar palestras e dinâmicas que incentive a qualidade de vida, para maior desenvolvimento do profissional. Sabendo que um profissional com uma boa qualidade de vida é uma pessoa mais capacitada para desenvolver qualquer função.Com a expectativa de vida dos brasileiros aumentando o conceito não seria mais “como viver mais” e sim “como viver melhor”, este será o grande desafio das futuras gerações
5-Estresse, Sedentarismo e Má Alimentação
"Estresse" é a denominação dada a um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz.
Apesar de estarmos acostumados em nosso dia - a - dia a associar a palavra "Estresse" somente a situações que tenham conotações negativas, consideramos importante realçar que também são entendidas como "Estresse" reações relacionadas a situações prazerosas e com retorno agradável para o indivíduo. Isto é, nem sempre o agente disparador de um processo de estresse é um acontecimento ruim. Uma paixão, um emprego novo tão desejado, uma aprovação ou uma promoção também podem gerar alterações no equilíbrio interno do organismo.
" Estresse", em princípio, não é uma doença. É apenas a preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam, sendo então uma resposta do mesmo a um determinado estímulo, a qual varia de pessoa para pessoa. O prolongamento ou a exacerbação de uma situação específica é que, de acordo com as características do indivíduo naquele momento, podem gerar alterações indesejáveis.
A organização mundial de Saúde afirma que o "Estresse" é uma "epidemia global". Vivemos um tempo de enormes exigências de atualização. Somos constantemente chamados a lidar com novas informações. O Ser Humano cada vez mais se vê diante de inúmeras situações às quais precisa adaptar-se. Como por exemplo diante de demandas e pressões externas vindas da família, do meio social, do trabalho/escola ou do meio ambiente. Outros fatores aos quais precisa adaptar-se são, entre outras, as responsabilidades, obrigações, auto- crítica, dificuldades fisiológicas e psicológicas.
A vulnerabilidade individual e a capacidade de adaptação são muito importantes na ocorrência e na gravidade das reações ao processo de "Estresse". O desenvolvimento do processo de "Estresse" depende tanto da personalidade do indivíduo quanto do estado de saúde em que este se encontra (equilíbrio orgânico e mental), por isso nem todos desenvolvem o mesmo tipo de resposta diante dos mesmos estímulos. Estilo de vida, experiências passadas, atitudes, crenças, valores, doenças e predisposição genética são fatores importantes no desenvolvimento do processo de estresse. O risco de um estímulo estressor gerar uma doença é aumentado se estiverem associadas exaustão física ou fatores orgânicos.
Hans Selye (médico) transpôs o conceito de "Estresse" da física para a medicina e biologia e o dividiu didaticamente em 3 fases interdependentes. Com este conceito ele deu uma nova interpretação aos distúrbios psicossomáticos. O processo de estresse, segundo Hans Selye acontece da seguinte forma:
O indivíduo depara-se com um(a) estímulo (condição) estressor(a), como por exemplo: nova paixão; emprego novo tão desejado; aprovação; promoção; beijo; falta de tempo
...