TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Exames: Qualidade De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Qualidade de Vida?

Qualquer um que queira definir qualidade de vida verá que não vai encontrar uma tarefa fácil. Este conceito difere muito de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, de ano para ano e mesmo na mesma pessoa, pode ocorrer mudanças nesse conceito dependendo da época em que se é feito a pergunta: O que para você é qualidade de vida?

Esse conceito é avaliado por critérios apropriados, como, a educação, a atividade profissional, as competências adquiridas, a resistência pessoal, o otimismo, as necessidades pessoais, a saúde e até o sentimental. Logicamente estes critérios terão valores diferentes de uma pessoa para outra, haja vista que, o que você tem como o máximo de qualidade de vida, não necessariamente terá este mesmo valor para outra pessoa. O que vai acontecer no futuro não é avaliado, já que é algo que ainda esta por vir e a qualidade de vida é avaliada com algo que você tem agora, experiências vividas no hoje.

Onde surgiu este conceito

Consta que o conceito qualidade de vida foi utilizado pela primeira vez pelo então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, quando este declarou: "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas”. Os anos se passaram e em 1976, Augus Campbell argumentou que existia muita dificuldade em se definir qualidade de vida pois este era um conceito muito falado mais pouco percebido: "... uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que e". Só a partir dos anos 80 é que foi considerado que este envolvia diferentes perspectivas, entre elas a biológica; psicológica; cultural; e econômica, ou seja, o conceito era multidimensional. Porém só na década de 90 foi que se teve a certeza dessa multidimensionalidade pois cada individuo avalia a sua qualidade de vida de forma pessoal. Costa Neto (1998) identificou 446 instrumentos de avaliação de qualidade de vida em 70 anos, dos quais, 322 só apareceram na literatura a partir dos anos 80.

Hoje em dia verifica-se que a tendência é definir qualidade de vida com base em algo mais específico, por exemplo, indivíduos com determinada patologia ou com determinada idade.

Nesta sucessão de ideias, verificamos que o conceito de qualidade de vida evoluiu ao longo do tempo, tornou-se progressivamente mais complexo.

Concepções básicas de Qualidade de Vida voltadas à saúde

O processo saúde doença é multifatorial e complexo, assim essa fusão está relacionada com aspectos econômicos, socioculturais, à experiência pessoal e estilos de vida. A mudança do perfil de mortalidade indica o aumento da prevalência das doenças crônicas degenerativas. Avanços no controle dessas enfermidades vêm trazendo uma sobrevivência maior às pessoas atingidas.

Nas práticas assistências cotidianas dos serviços de saúde, qualidade de vida é um indicador nos julgamentos clínicos de doenças específicas. Nesses casos, a compreensão sobre a qualidade de vida do paciente incorpora-se ao trabalho do dia-a-dia dos serviços, influenciando decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com