Qualidade De Vida
Ensaios: Qualidade De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1993aline1993 • 28/10/2014 • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
QUALIDADE DE VIDA NA ÁREA URBANA E RURAL
RESUMO:
A frequência enorme de conflitos das variedades de duas vidas absolutamente diferentes e de origem industrial inovadora como a urbana e rural, que foram completamente mudados pelo Êxodo, que vem de um passado cheio de glórias para um futuro cheio de problemas e foram resultado de uma grande quantidade de migração para os grandes centros, por causa da irresponsabilidade social, as mudanças na qualidade de vida, sustentabilidade e o direito a inclusão social.
PALAVRA CHAVE: Êxodo Rural; Responsabilidade Social; Desenvolvimento Urbano; Transformações socioeconômicas.
Sumário: 1. Introdução; 2. Zona urbana e rural; 2.1. Um breve histórico; 3. Vida urbana e rural no Brasil; 3.1. Zona rural; 3.2. Zona urbana; 4. Inclusão social; 5. Sustentabilidade; 6. Qualidade de vida; 7. Referências bibliográficas.
1. Introdução
A finalidade deste trabalho é expor as diferenças da vida rural e urbana em aspectos sustentáveis, a qualidade de vida e inclusão social.
A vida rural ficou especializada na produção de matérias-primas e alimentos, que a maior parte era enviada para a cidade, já a vida urbana, se especializou na atividade comercial. E é através do desenvolvimento do homem que é preciso parar para refletir sobre as atitudes que estão trazendo consequências constantemente a si mesmas.
Tendo a consciência que o crescimento, pode intervir em todos os sentidos na vida de todos que ocupam este planeta, e com tudo isto se torna indispensável o conceito de comunicar e reeducar a todos, que usado com astucia será mais saudável a qualidade de vida das gerações futuras.
O método aplicado neste trabalho é o hipotético-dedutivo, pois a intenção é confirmar a hipótese inicial no qual consiste na “irresponsabilidade social” é o maior e o principal problema sofrido na sociedade, com o direito de todos que é a democracia pode haver a junção do governo com a população na procura e solução para implementar projetos sociais que visam diminuir a situação pertinente a todos.
E com tudo isto podemos perceber que nós somos o principal mecanismo para modificar qualquer coisa e transformar tudo a nossa volta, sabendo que há sempre uma solução possível para resolver nossos problemas e suprir nossas necessidades.
2. Zona urbana e rural
2.1 Um breve histórico
Uma das origens da vida rural iniciou cerca de 10 mil anos atrás, onde povos caçadores, coletores começaram a prestar atenção em determinados grãos, que foram coletados com a finalidade de alimentação e que poderia ser novamente enterrados, ou seja, semeados com a intenção na produção de novas plantas e idênticas a de origem.
Desde então quanto mais era plantado, mais produção havia para suprir suas necessidades alimentícias, as plantas eram cultivadas uma perto das outras, favorecendo a rapidez da colheita.
As enchentes frequentes dos rios progrediam a produtividade da terra, e a humanidade se englobavam, em regiões específicas com grande intensidade populacional, a principal descoberta que houve foi o “bronze” que substituiu a “prata”.
Aproximadamente 4 mil anos atrás, o homem iniciou a produção de bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze. (SUAPESQUISA).
Neste período se reuniam várias pessoas onde se desenvolvia as aldeias surgindo à comunidade, dedicando na organização do comercio. Havendo negociação em troca de alimentos por animais e também tendo como trabalho o artesanato.
Segundo Reis (2006), observou-se:
[...] a emergência de um espaço rural multifuncional com a introdução de uma diversificação econômica, em meio a novas formas de produção e subsistência. Em visível contraste com o que predomiva no passado. A expansão urbana sobre as áreas rurais e o aumento no numero de pessoas ocupadas em atividades ate então consideradas exclusivamente urbanas indicam a existência de um novo paradigma socioespacial no brasil.
Já na zona urbana pela falta de emprego os camponeses tinham que procurar as indústrias para trabalhar formando cidades.
A Revolução Industrial que foi no século XIX, ajudou na eclosão das indústrias e a evolução para a economia do mercado, com mais serviços, negócios, qualidade de ensino, conhecimento tecnológico para o progresso da produção social e a infra-estrutura, aumentando constantemente a área urbana.
Consequentemente, o desenvolvimento melhorou e contribuiu para o aumento sustentável da área rural, e liberou novas oportunidades nas áreas urbanas.
3. Vida rural e urbana no Brasil
3.1. Zona rural
A sociedade rural no Brasil vem reduzindo cada vez mais desde o Êxodo Rural, nas décadas de 60 e 80 aproximadamente 13 milhões de pessoas abandonaram o campo em rumo dos centros urbanos, equivalendo a 33% da população naquela época.
Focando no Censo 2000, a população brasileira
...