Qualidade De Vida
Trabalho Universitário: Qualidade De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josicleia50 • 21/3/2015 • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 219 Visualizações
SAÚDE E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS COMEÇAM NA ALIMENTAÇÃO DAS ESCOLAS
A saúde das crianças exige planejamento dos alimentos e vai além de manter um plano de saúde para assistência médica. Você se preocupa com o que seu filho come ao invés de se preocupar com o quanto ele come?
Nas três últimas décadas os padrões de consumo alimentar, nas áreas metropolitanas do Brasil, segundo os estudos, deixaram de ser baseados no tradicional arroz e feijão. O aumento de produtos industrializados chegou a ser de 400%, principalmente em se tratando de biscoitos e refrigerantes, consumo excessivo de açúcar e em gorduras em geral. A dieta rica em gorduras e com baixo teor de fibras, tem sido responsável pelo aumento do sobrepeso e da obesidade nas populações urbanas de todo o mundo. Os problemas alimentares das crianças passaram da desnutrição para o sobrepeso e a obesidade, provocados pelas mudanças no nosso estilo de vida nas grandes cidades. Ao mesmo tempo em que, nas cidades do Nordeste e Norte do país, a subnutrição ainda é um desafio a ser superado e a merenda é um fator chave para a aprendizagem.
ALIMENTAÇÃO INSUFICIENTE E SEM VARIEDADA
Um dos principais fatores para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis é a alimentação correta. Essa é a melhor forma de prevenir e até combater doenças. Uma criança com alimentação insuficiente ou com pouca variedade pode desenvolver não apenas desnutrição, como também anemia e outras carências nutricionais. Os alimentos são refletidos na saúde, fornecem maior resistência às doenças, contribuem para uma maior resistência, melhoram a aparência e dão a capacidade para aprender e disposição para estudar.
No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, e os Departamentos de Merenda Escolar (DME) dos municípios têm como objetivo atender, ao menos parcialmente, as necessidades nutricionais das crianças do ensino infantil e fundamental da rede pública, além das entidades filantrópicas. O aluno recebe uma refeição completa na escola.
IMPORTÃNCIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Sem nenhuma dúvida, a alimentação escolar é de fundamental importância para a criança, segundo já comprovado em inúmeros estudos e pesquisas. De acordo com publicação do Ministério da Saúde, de 2008, a merenda escolar é a principal refeição do dia para 50% dos alunos da região Nordeste e 56% da região Norte do Brasil.
Entretanto, a alimentação nas escolas ainda está longe de garantir a segurança alimentar das crianças brasileiras. A UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a
Infância e a Adolescência (UNICEF) recentemente revelaram que 45% das crianças brasileiras, de até cinco anos, apresentam quadro de desnutrição.
A criança desnutrida, apesar de não ter comprometida sua capacidade cognitiva, segundo estudos realizados, sofre efeitos na velocidade de seu crescimento e até na interrupção do mesmo.
A merenda escolar na escola pública reflete-se no melhor rendimento escolar porque, ao chegar à escola, a criança vai para a sala de aula sem sentir fome, livre desse fantasma durante o período em que está na escola. Apesar de não significar a total remissão da desnutrição, a merenda livra a criança da sensação de fome. Além disso, oferece à criança a experiência de uma refeição coletiva, o que reforça o sentimento de cidadania, o que é um incentivo para que a criança consiga responder ao desafio de acompanhar os temas pedagógicos.
A INGESTÃO DOS ALIMENTOS CORRETOS
A ingestão correta de alimentos na hora do intervalo das aulas é uma questão importante, tanto para as escolas da rede pública de ensino, municipal ou estadual, como também nas escolas particulares. A merenda é o alimento que a criança recebe na escola, seja fornecida pela entidade pública, seja quando é preparada em casa. Segundo pesquisa realizada no município de Muriaé, por Fernanda Helena Almeida e Eliana Carla Gomes, em 2007, a merenda que as crianças trazem de casa costuma ser composta por biscoito, refrigerantes, e sucos naturais.
Os resultados obtidos pela pesquisa constataram que em termos energéticos as merendas contêm elementos até superiores à quantidade recomendada, com um reduzido teor de proteínas e falta de vitaminas e minerais, com escasso consumo de hortaliças, frutas e leite, alimentos importantes para a nutrição infantil.
OS ALIMENTOS CORRETOS PARA O DESENVOLVIMENTO FISICO E MENTAL DAS NOSSAS CRIANÇAS
A merenda escolar deveria ser planejada tendo em vista um equilíbrio entre os nutrientes necessários na alimentação das crianças , tais como:
Carboidratos
Os hidratos de carbono ou carboidratos são elementos formados a partir do carbono, hidrogênio e oxigênio. A função dos carboidratos para o corpo humano é fornecer energia, facilitar o metabolismo e manter as células vermelhas do sangue. Os carboidratos são diferenciados, podendo ser classificados em:
• Glicose, frutose e galactose. A glicose é o monossacarídeo mais abundante no organismo humano, pois é fornecida pelos doces. Também pode ser chamada de Dextrose, e está muito presente nos alimentos industrializados.
• Sacarose, maltose e lactose, que estão presente no leite e laticínios.
• Amido, celulose, glicogênio, que fazem parte dos cereais e legumes.
Proteínas
As proteínas são compostas por aminoácidos que em sua estrutura possuem carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. As proteínas têm função de construir novas células, tanto nos tecidos, pele, ossos, cabelo, como nos órgãos internos e no sangue. As recomendações nutricionais são de que a necessidade de ingestão de proteína diária varia entre 0,75g a 1,5g por kilo de peso corporal.
Lipídios
Os lipídios possuem diversas funções no corpo humana, são uma reserva de energia corporal, compondo membranas, combatendo inflamações, equilibrando sensações térmicas de frio e calor. São componentes de enzimas que fazem parte de uma série de processos celulares importantes para os movimentos e os hormônios.
OS PROBLEMAS ENFRENTADOS HOJE COM A OBSIDADE E SOBREPESO DAS NOSSAS CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR
Por outro lado, a obesidade e sobrepeso infantil tem se constituído um problema, devido à mudança dos hábitos alimentares, com o grande consumo de produtos industrializados que, vendidos em cantinas escolares e mesmo quando
...